Receita de Filé de arraia no forno

Receita de Filé de arraia no forno

A arraia, também conhecida como raia em algumas regiões, é um peixe muito apreciado na Bahia sendo protagonista em moquecas ou ensopados de peixe.

Esta receita de peixe que traremos para vocês tem como protagonista a arraia em filés, assada no forno com cebola, tomate e pimentão, regada ao leite de coco, formando uma refeição saborosa, com um peixe bem macio e suculento! É uma receita válida para todo o ano, mas combina especialmente com os dias de verão.

Vamos acompanhar essa receita de filé de arraia no forno através do passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas? Continue lendo para descobrir todos os detalhes do preparo!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Filé de arraia no forno:
1

Comece separando os ingredientes necessários para essa receita de arraia ao molho no forno.

2

Como preparar arraia para comer? Se você não comprou arraia limpa no mercado, o primeiro passo será eliminar o muco/manteiga da pele da arraia, esfregando-a com limão e lavando em água corrente. Usando uma faca afiada retire a pele e corte as asas em filés. Tempere com sal, pimenta do reino branca, alho amassado e limão. Reserve.

Dica: a arraia não é um peixe de escamas e também não contém espinhas, apenas cartilagem que é bem fácil separar após cozinhar.

3

Num refratário médio, regue um pouco de azeite de oliva e coloque uma camada de rodelas de cebola.

4

Arrume os filés de arraia sobre as rodelas de cebola e distribua as rodelas de tomate e de pimentão por cima.

Dica: se preferir, substitua os tomates e pimentões por outros legumes.

5

Sobre os filés de arraia regue o leite de coco e o molho de tomate e decore com cheiro verde. Tempere com mais sal e pimenta do reino (se for necessário). Deixe o peixe nesse tempero por 10 a 15 minutos.

Dica: pré aqueça o forno a 200 graus neste momento.

6

Leve o peixe para assar coberto com papel alumínio por 20 minutos. Depois retire o papel alumínio e devolva o prato ao forno para terminar de assar por mais 25 minutos.

7

Retire do forno, transfira para uma travessa para servir com arroz e salada, se preferir! Esperamos que tenha apreciado esta receita de arraia ao leite de coco com legumes no forno. Bom apetite!

Procurando mais receitas de arraia? Veja como fazer:

  • Moqueca de arraia baiana
  • Arraia frita crocante
  • Moqueca de arraia desfiada

Se você gostou da receita de Filé de arraia no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arraia.