Receita de Filé mignon suíno com abacaxi

Receita de Filé mignon suíno com abacaxi

Procurando uma receita com filé mignon suíno para preparar facilmente e impressionar todos? Já achou! Aqui no TudoReceitas eu mostro para você como preparar filé mignon suíno assado de um jeito bem simples e muito, muito saboroso! Tudo por conta do chutney de abacaxi, um molho de influências indianas. O nome pode parecer complicado, mas abaixo você perceberá que é bem fácil de fazer e que fica uma delícia com carnes vermelhas! Não espere mais siga este passo a passo da receita de filé mignon suíno com abacaxi e experimente.

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Filé mignon suíno com abacaxi:
1

Numa panela refogue a cebola picada com 1 colher de sopa de azeite. Quando estiver macia acrescente as especiarias (a cúrcuma, o gengibre e a canela) e o abacaxi e deixe cozinhar tampado até o abacaxi ficar macio.

2

Tempere o filé mignon suíno (também chamado de lombinho de porco) com sal e pimenta e, numa frigideira com o restante azeite, frite de todos os lados até ficar bem douradinho. A este passo chama-se selar a carne e é importante para que ela não seque depois de assar no forno.

Dica: Após este passo a carne deverá continuar crua no interior, por isso não se preocupe se ela não cozinhar totalmente.

3

Retire a carne para uma assadeira e coloque o vinho branco e o vinagre na frigideira. Mexa com uma colher, para soltar todos os resquícios da fritura, e junte ao abacaxi para conseguir mais sabor. Desligue o fogo quando o abacaxi estiver macio.

4

Coloque o chutney de abacaxi sobre a carne e leve ao forno preaquecido a 180ºC assando por 15 minutos. Depois desligue o forno, abra e porta e deixe a carne ficar no interior por mais 5 minutos, para assentar os sucos.

5

Após o passo anterior pode servir seu lombinho de porco com abacaxi! Corte em rodelas e acompanhe com, por exemplo, farofa de couve e purê de inhame simples. Uma sugestão prática e deliciosa para incluir, por exemplo, no cardápio de Natal. Bom apetite!

Se você gostou desta sugestão, confira também estas receitas com filé mignon suíno:

  • Lombinho de porco com chutney de maçã;
  • Filé mignon suíno assado;
  • Picadinho de carne simples.

Se você gostou da receita de Filé mignon suíno com abacaxi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne de porco.

Onde fica o filé mignon do porco?

O filé suíno é um dos cortes de porco mais macios, uma peça de carne magra, tenra e de fácil preparo que ainda soma pontos por cozinhar rápido. Ela também é conhecida como lombinho de porco e filezinho de porco, fica por cima do pernil traseiro do animal e é o que sobra do carré de porco. Uma peça de filé suíno apresenta um corte longo e cilíndrico, é semelhante ao filé bovino mas menor e com preço reduzido.

Experimente cozinhar filé mignon de porco inteiro, cortado em medalhões ou em pedaços e temos a certeza que irá gostar!