Receita de Filhoses de Carnaval

Receita de Filhoses de Carnaval
Imagem: receitasparaafelicidade.com

As filhoses são um doce português que marca presença na mesa das famílias durante a ceia de Natal; no Brasil, porém, a tradição dita que as filhoses só podem ser comidas no Carnaval. Diferenças à parte, a verdade é que poucos resistem a este doce tradicional em forma de bola e regado com calda de açúcar, por isso no TudoReceitas.com lhe apresentamos esta receita de filhoses de Carnaval. Experimente!

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Carnaval, Frito, Receitas de Portugal
Ingredientes:
  • Para a calda de açúcar:
Como fazer Filhoses de Carnaval:
1

O primeiro passo desta receita de filhoses caseiras é ferver a água com a manteiga, a margarina e o sal.

Imagem: casalcozinha.com.br
2

Em seguida acrescente a farinha de uma só vez e misture vigorosamente com uma colher de pau, para não encaroçar. Quando a massa virar uma bola consistente (como na fotografia), retire do fogo, coloque em uma superfície enfarinhada e abra com um rolo. Deixe esfriar.

Imagem: criandocomamorculinaria.blogspot.pt
3

Em seguida sove a massa até que fique lisa, coloque na batedeira e adicione um ovo de cada vez, enquanto bate. Quando a massa estiver homogênea, esquente o óleo numa panela ou frigideira.

Dica: Adicione o ovo seguinte somente quando o anterior estiver perfeitamente incorporado.

Imagem: debgikovate.wordpress.com
4

Modele bolinhas de filhós com a ajuda de duas colheres de sopa, e adicione ao óleo quando estiver quente. Deixe fritar até que tripliquem de volume e fiquem douradas, e retire para uma travessa com papel absorvente. Repita com a massa restante.

Dica: Frite poucas filhoses de cada vez, para que possam crescer sem grudar umas nas outras.

Imagem: paobolosecia.blogspot.pt
5

Para fazer a calda de açúcar, simplesmente coloque os ingredientes respetivos em uma panela e leve ao fogo alto até borbulhar. Depois desligue o fogo, deixe esfriar para engrossar, e regue as filhoses de Carnaval com essa calda. Sirva em seguida e delicie-se!

Imagem: receitasparaafelicidade.com

Se você gostou da receita de Filhoses de Carnaval, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.