Receita de Focaccia doce fácil

Receita de Focaccia doce fácil

Hoje em dia existe uma infinidade de pães que podemos preparar, desde pão integral a pão doce. Um dos tipos de pão mais fáceis de fazer é a focaccia italiana, que se prepara de modo semelhante a massa de pizza. Geralmente o pão italiano focaccia é servido com ingredientes salgados (calabresa, sal grosso, alecrim, azeitona...) mas, nesta ocasião, experimentei preparar uma focaccia doce com açúcar, amêndoa e maçã. Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer focaccia doce!

Mesmo sendo um pão, esta receita de focaccia doce é mesmo muito fácil de preparar: basta misturar os ingredientes da massa, deixar crescer, colocar numa forma com os restantes ingredientes e levar para assar. Eu usei maçã picadinha e açúcar, mas você pode variar no preparo e usar outras frutas: cereja, ameixa, pêssego, abacaxi... a imaginação é o limite!

Veja abaixo todos os detalhes desta receita de focaccia doce fácil e prepare com nosso passo a passo em fotos!

4 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Focaccia doce fácil:
1

Dissolva o fermento na água. Coloque a farinha num bowl e, ao centro, adicione a água com o fermento e o açúcar. Misture, adicione o azeite e continue misturando e amassando até obter uma massa homogênea e lisa, como na foto.

2

Incorpore as amêndoas na massa e modele em forma de bola. Deixe repousar em um local ameno até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).

3

Após a massa crescer unte e enfarinhe uma forma ou forre-a com papel manteiga e ligue o forno nos 180ºC. Coloque a massa dentro da forma e pressione levemente com os dedos, para eliminar o ar que se formou enquanto ela crescia. Misture a canela com o açúcar e use metade para polvilhar a massa.

4

Descasque as maçãs e pique. Coloque numa frigideira antiaderente e leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, até ficar macia e douradinha.

5

Coloque a maçã na forma e polvilhe com a restante mistura de açúcar e canela. Leve para assar nos 180ºC por 20 minutos ou até a massa crescer e a crosta de maçã ficar douradinha.

6

Está pronto seu pão focaccia doce! Perfeito para servir no café da manhã ou no lanche, acompanhado de um cafezinho. Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas de pão doce? Veja estas sugestões gostosas:

  • Cuca italiana tradicional
  • Pão doce caseiro
  • Pão de leite fofinho

Se você gostou da receita de Focaccia doce fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.