Receita de Foie gras de pato

Receita de Foie gras de pato

O foie gras é uma especialidade do sul de França apreciada em todo o mundo, sobretudo em ocasiões especiais como o Natal. Em vez de comprar pronto, você pode fazer foie gras caseiro, sabia? Não é tão complicado assim, só precisa de algum tempo de preparo. Nessa receita do TudoReceitas.com ensinamos você a preparar foie gras de pato desde o zero. Confira abaixo o passo a passo e experimente!

8 convidados 24h Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Foie gras de pato:
1

O primeiro passo dessa receita de foie gras de pato é abrir o fígado do pato para retirar as veias com os dedos. Com uma faca corte fora as partes avermelhadas e passe um papel absorvente para limpar os resíduos de sangue.

Dica: Não corte as veias com uma faca, assim o fígado ficará mais limpinho.

Imagem: aussieinfrance.com
2

Seguidamente misture todos os temperos secos em um prato e empane o fígado neles, de forma a que fiquem bem grudados, incluindo na parte de dentro. Reserve o fígado na geladeira por 6 horas, para pegar bem o sabor das especiarias.

Dica: Os últimos 4 temperos compõem um tempero francês chamado 'quatre epices'. Se o encontrar à venda, use-o nesta receita.

Imagem: atlantikoa.com
3

Após o tempo indicado, coloque o fígado em uma terrina ou assadeira pequena com tampa e adicione o conhaque. Pressione bem, para compactar, tampe e cozinhe em banho-maria no forno a 140ºC por 1 hora e meia.

Dica: Se a sua assadeira não tiver tampa, tampe com papel prata. A água do banho-maria deve cobrir somente até metade da assadeira do fígado.

Imagem: thefrenchmedley.wordpress.com
4

Depois de assado, deixe o foie gras esfriar e reserve na geladeira por, no mínimo, 24h antes de servir (quanto mais tempo ficar na geladeira, mais saboroso será). Se quiser pode colocar o foie gras em um potinho ou modelar em forma de rolinho e embrulhar em plástico filme, isso fará toda a diferença na apresentação!

Dica: A parte amarela do foie gras é a gordura, que você pode consumir ou deixar de parte.

5

Sirva seu foie gras de pato como entrada cortado em fatias e acompanhado de, por exemplo, pão integral com sementes e geleia de damasco. Confira também a receita de contra-filé com foie gras e maçã. Bom apetite e diga-nos o que achou!

Se você gostou da receita de Foie gras de pato, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pato. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.