Receita de Folar da Páscoa tradicional

Receita de Folar da Páscoa tradicional
Imagem: cafecanelachocolate.sapo.pt

No TudoReceitas.com ensinamos você a fazer um folar da Páscoa tradicional de Portugal, um bolo que só se prepara nessa altura do ano. A forma, conteúdo e confecção deste bolo variam de acordo com as regiões de Portugal, mas esta versão que apresentamos é a mais comum. Trata-se de um bolo simples decorado com ovos cozidos, com um sabor aromático a especiarias e citrinos, e preparado com pouco açúcar (o que não significa que não fique muito gostoso no final!). Confira abaixo a receita passo a passo de folar de Páscoa e experimente!

6 convidados 4h Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
  • Para decorar:
Como fazer Folar da Páscoa tradicional:
1

O primeiro passo desta receita de folar de Páscoa português é dissolver o fermento no leite.

2

Numa vasilha grande, coloque o leite com o fermento dissolvido e todos os restantes ingredientes: a farinha, o açúcar, a manteiga, o suco de laranja, os ovos, a canela, a erva-doce e o sal. Tradicionalmente estes ingredientes são misturados com as mãos mas, para que seja mais fácil, aconselhamos que bata muito bem com a batedeira e o acessório para pão.

Imagem: preservedhome.com
3

O resultado será uma massa mole, mas um pouco mais consistente que as massas de bolo. Cubra com um pano e deixe repousar em um local quente por 1h e 30 minutos.

Imagem: valpacos.pt
4

Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e verta aí a massa levedada. Polvilhe com farinha e sove com as mãos, até já não grudar (poderá ser necessário adicionar mais farinha).

Imagem: bloatalrecall.blogspot.pt
5

Monte o folar de Páscoa: separe 1/3 da massa e, com ela, modele 2 rolinhos. Modele a outra massa em forma achatada (adicione mais farinha) e coloque num tabuleiro untado e enfarinhado. Afunde o ovo cozido ao centro, e coloque os rolinhos em forma de X sobre o ovo.

Imagem: obarriguinhas.wordpress.com
6

Pincele toda a massa com o ovo batido e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 45-50 minutos, ou até o folar da Páscoa tradicional ficar ligeiramente marron. Se quiser, pincele geleia no momento de servir, e está pronto a saborear. Boa Páscoa!

Dica: O folar de Páscoa fica ainda melhor no dia seguinte, dourado numa torradeira, grelha ou chapa, e com manteiga. Experimente!

Imagem: cafecanelachocolate.sapo.pt

Se você gostou da receita de Folar da Páscoa tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

A tradição do folar de Páscoa

De forma geral, o folar de Páscoa português representa a amizade e a reconciliação. Os folares com ovo são modelados de forma a assemelharem-se a um ninho, sinônimo de nova vida e fertilidade. Antigamente as madrinhas ofereciam folares de Páscoa aos seus afilhados, no Domingo de Páscoa, uma prática que veio a ser substituída por outro tipo de presentes.