Receita de Frango à Kiev - receita russa

Receita de Frango à Kiev - receita russa

Se a carne de frango é uma das mais versáteis na cozinha, por que acabamos cozinhando ela sempre da mesma forma? Para variar nas receitas de frango trago para você esta sugestão que é um clássico da culinária russa e ucraniana bem fácil de fazer: frango à Kiev, também chamado de frango à Quieve.

Essa receita de frango à Kiev foi uma surpresa para mim: ela é tão simples e gostosa, como nunca tinha pensado fazer ela? No caso usei peito de frango, mas ela também pode ser preparada com coxa ou sobrecoxa desossada de frango. É semelhante à receita de cordon bleu, porém no recheio vai manteiga de ervas em vez de queijo e presunto. O resultado é uma carne de frango muito saborosa e suculenta!

Continue aqui no TudoReceitas porque vou mostrar para você como fazer frango à Kiev (receita russa) passo a passo em fotos, assim como manteiga de ervas caseira! Confira abaixo todos os detalhes.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas da Rússia
Ingredientes:
Como fazer Frango à Kiev - receita russa:
1

Comece preparando a manteiga temperada, que é o detalhe principal desta receita russa. Para isso coloque a salsinha, os oréganos, o alho e amanteiga numa tigela e misture muito bem.

  • Se você quiser pode colocar outros temperos a gosto. Veja nossa receita 'Manteiga temperada para churrasco' para conferir mais detalhes.

Dica: Para misturar facilmente estes ingredientes é importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente ou levemente amolecida.

2

Coloque a manteiga numa folha de plástico filme e modele em forma de rolinho. Embrulhe com o plástico filme e deixe no freezer por 1 hora, para ficar bem firme e gelada.

Dica: Você só conseguirá modelar a manteiga se ela estiver consistente. Se a sua manteiga estiver muito mole reserve-a na geladeira por 10-15 minutos antes de embrulhar no plástico filme.

3

Após o tempo indicado prepare os peitos de frango: retire os ossos, nervuras e gorduras e abra ao meio sem separar completamente, como na foto. Tempere por dentro e por fora com sal e pimenta a gosto.

Dica: O ideal é que os peitos de frango tenham, no máximo, 2 cm de espessura. Se os seus peitos de frango forem muito grossos corte um filé na parte mais grossa.

4

No interior de cada peito de frango coloque duas rodelas da manteiga temperada e congelada. Feche e prenda os peitos de frango com um dois um três palitos de dente. Reserve na geladeira por 30 minutos, para que a manteiga se mantenha gelada.

Dica: É muito importante que a manteiga continue gelada até à hora de cozinhar o frango, desse jeito evitamos que ela derreta e escape do interior do frango.

5

Depois empane os peitos de frango passando-os primeiro por farinha de trigo, depois por ovo batido e, por fim, envolvendo na farinha de rosca. Enquanto isso esquente óleo abundante numa frigideira ou panela funda.

Dica: Pressione levemente os peitos de frango quando empanar eles com a farinha de rosca, para garantir uma crosta crocante.

6

Quando o óleo estiver quente coloque nele os peitos de frango e deixe fritar por 5-7 minutos de cada lado.

Dica: O ideal é fritar os peitos por imersão, ou seja, cozinhá-los completamente imersos em óleo. Também é importante manter o óleo numa temperatura quente, mas não quente demais, para que o frango cozinhe no interior antes de queimar por fora.

7

Depois retire seu frango kiev tradicional para um prato com papel absorvente e deixe por 1-2 minutos, para absorver o excesso de óleo. Sirva em seguida e delicie-se com o recheio de manteiga aromatizada. Bom apetite!

Procurando mais receitas de frango recheado? Veja estas sugestões:

  • Rocambole de frango recheado
  • Coxa de frango recheada e assada
  • Filé de frango recheado e empanado

Se você gostou da receita de Frango à Kiev - receita russa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango.

Frango à Kiev - história

O frango Kiev é uma das receitas de frango mais populares e fáceis de fazer! Como viu na receita acima, os ingredientes são bem simples e o resultado é muito gostoso.

Ainda que muito associado à culinária da Rússia, a receita de frango à Kiev é considerada típica da Ucrânia, cuja capital é Kiev (Quieve). No entanto o nome remete à Rússia Czarista, daí a confusão quanto à origem.

A receita de frango Kiev foi, por um bom tempo, um dos pratos mais sofisticados nos cardápios da Rússia e Ucrânia, dando um toque de elegância aos eventos chiques desses países. Hoje em dia é uma receita de frango fácil de fazer em casa e acessível a todo o mundo.