Receita de Frango ao molho pardo mineiro

Receita de Frango ao molho pardo mineiro
Imagem: partiupelomundo.com

O frango ao molho pardo é um dos preparados mais tradicionais da gastronomia mineira. Essa receita reflete a história das grandes fazendas, que recebiam tropeiros e viajantes para pernoitar nas suas jornadas. Por esse motivo, era essencial que as cozinhas preparassem comidas fortes que oferecessem sustento. Para saber como fazer uma dessas iguarias tradicionais - o frango ao molho pardo mineiro - continue lendo o passo a passo do TudoReceitas!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Frango ao molho pardo mineiro:
1

Para preparar esse frango ao molho pardo mineiro, comece por colher o sangue no momento do abate do animal. Adicione um cálice de suco de limão para que o sangue não coagule, misture e reserve.

Imagem: panelinhadafafah.blogspot.com
2

Lave bem o frango, corte as juntas e afervente em água com um pouco de suco de limão. Escorra, passe por água e reserve. Separadamente, aqueça uma panela com a gordura e doure o sal com alho.

Imagem: stephylicious.wordpress.com

3

Junte o frango e deixe fritar levemente. Escorra o excesso de gordura e junte a cebola e o urucum. Misture tudo muito bem e pingue um pouco de água aos poucos. Junte o cheiro-verde, a cebolinha e a salsinha e tampe a panela para cozinhar o caldo lentamente até a carne ficar macia.

Dica: Se necessário, corrija o tempero.

Imagem: leiliane.com.br
4

Separadamente, dissolva o sangue com um pouco de água. Junte uma colher de farinha de trigo (ou de fubá), misture bem e coa em peneira fina. Incorpore o sangue no caldo, mexa levemente e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Imagem: bolinhodecoco.blogspot.com
5

Seu frango ao molho pardo mineiro está pronto a comer! Recomendamos que sirva esta iguaria mineira com arroz, couve, angu e chuchu.

Se gostou desse preparado, confira também as receitas de bobó de frango e vatapá de frango.

Bom apetite!

Imagem: partiupelomundo.com

Se você gostou da receita de Frango ao molho pardo mineiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango.