Receita de Frango com pequi e arroz

Receita de Frango com pequi e arroz
Imagem: frangocompequi.com.br

O pequi é uma frutinha bem conhecida na culinária sertaneja, tanto para pratos salgados, como o famoso arroz com pequi, como também para pratos doces. O sabor e o aroma são intensos e peculiares e, desta fruta, é ainda extraído um azeite - o azeite de pequi, que tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antifúngica e reduz problemas cardiovasculares, podendo ser utilizado como substituto do óleo de soja na cozinha.

No TudoReceitas ensinamos você a preparar um saboroso frango com pequi e arroz, uma receita típica dos estados do sudeste e centro-oeste brasileiro: Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Confira abaixo os ingredientes e preparo!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Frango com pequi e arroz:
1

O primeiro passo desta receita com pequi é, caso esteja usando o frango inteiro, cortar o frango em pedaços. Tempere com sal, pimenta do reino e metade dos alhos picados, e reserve.

Dica: Pode retirar a pele do frango se quiser diminuir a quantidade de calorias desta receita.

Imagem: cozinhepraela.com.br
2

Em seguida leve ao fogo médio uma panela grande com o azeite, e refogue a cebola e os alhos restantes.

Imagem: peripeciasnacozinha.wordpress.com
3

Quando a cebola estiver translúcida, acrescente o frango e o açafrão, misture e cozinhe até começar a fritar.

Imagem: amigasnacozinha.com.br
4

Nesse momento adicione os restantes ingredientes, cubra com água e cozinhe até que o arroz com pequi e frango fique pronto.

Imagem: criselaerte.blogspot.pt
5

Depois de tudo cozido, o seu arroz com frango e pequi está pronto. Para servir, polvilhe com cebolinha picada, não esqueça de deixar aquela boa pimenta à mão e bom apetite!

Agora que já sabe fazer essa receita de frango com pequi e arroz, pode servi-la com um bom molho de pimenta, como dissemos acima. Separamos as nossas opções de molhos preferidos, confira:

  • Receita de Molho de pimenta verde fácil: Feito no processador (se você não tiver, pode fazer no liquidificador), esse molho traz sabor e picância para qualquer receita de carne, aves ou peixe - mas fique tranquilo que dá pra pegar leve na ardência, fique à vontade para diminuir a quantidade de pimenta.
  • Receita de Pimenta em conserva: Se você é fã de comida ardida, não deixe de conhecer esta receita do TudoReceitas.com de pimenta curtida em vinagre! Depois de pronta, poderá ser usada com para preparar molhos, para para conferir um gostinho picante aos seus pratos, ou para curtir em óleo.

Dica: O pequi conta com um caroço espinhoso, por isso é preciso ter cuidado ao comê-lo.

Se você gostou da receita de Frango com pequi e arroz, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.