Receita de Geleia de amora fácil

Receita de Geleia de amora fácil

Buscando uma receita simples e gostosa de geleia de amora? Aqui no TudoReceitas mostramos como fazer geleia de amora passo a passo em fotos para você servir como entradinha com tábua de frios, espalhar no pão ou até usar como cobertura de cheesecake.

É bem fácil fazer este doce de amora em casa: basta juntar amora, açúcar e suco de limão e deixar cozinhando por alguns minutos, até obter a consistência desejada. Confira abaixo o passo a passo em fotos da receita de geleia de amora fácil e prepare logo!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Geleia de amora fácil:
1

Para fazer essa geleia de amora fácil comece por reunir os ingredientes. Você pode preparar este doce de amora com amoras frescas ou congeladas - no caso de usar amoras frescas, lave-as muito bem com água corrente; não precisa deixar as amoras descongelar para preparar a receita.

Dica: Lembre de retirar os cabinhos da amora antes de cozinhar.

2

Coloque as amoras e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio-baixo. Mexa e deixe até o açúcar derreter.

Dica: Se estiver usando amoras congeladas elas libertarão água e a geleia demorará um pouco mais para firmar. Se estiver usando amoras frescas, adicione 1-2 colheres de sopa de água para ajudar o açúcar derreter mais rapidamente.

3

Quando o açúcar derreter completamente e as amoras começarem a se desfazer, baixe o fogo e, se quiser, esmague as amoras com a colher enquanto mexe. Deixe cozinhar por mais 15-20 minutos e junte o suco de limão.

Dica: Mexa a geleia de amora de vez em quando para evitar queimar no fundo.

4

Qual é o ponto da geleia? Existem dois truques para saber se a geleia está no ponto:

  1. Raspe o fundo da panela com a colher: será possível observar o fundo da panela claramente e a geleia de amora demora para se unir;
  2. Pingue um pouco de geleia de amora num prato (como na foto) e incline o prato: a geleia praticamente não escorre.
5

Quando a geleia de amora estiver na consistência certa, pode desligar o fogo. Se quiser uma geleia de amora lisinha, deixe esfriar um pouco, bata-a no liquidificador ou num processador e devolva novamente à panela, deixando cozinhar por mais uns 10-15 minutos, até espessar de novo.

Dica: Para eliminar os caroços da geleia de amora, passe-a por uma peneira depois de bater no liquidificador.

6

Coloque sua geleia de amora fácil ainda quente em potes de vidro esterilizados, tampe e reserve de ponta-cabeça até esfriar completamente - isso ajuda a criar vácuo e sua geleia de amora terá uma validade de 3-4 meses sem abrir.

Dica: Para que se crie vácuo no interior, os potes deverão estar bem preenchidos com geleia, sem muito ar no interior.

7

Sua maravilhosa geleia de amora caseira está pronta! Agora que você sabe como se faz geleia de amora, deixe seu comentário abaixo e confira também estas receitas de geleia caseira:

  • Geleia de jabuticaba com casca
  • Geleia de uva natural
  • Geleia de acerola simples

Se você gostou da receita de Geleia de amora fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.

O que fazer para a geleia de amora não ficar amarga?

A amora é uma frutinha com gosto meio azedinho e isso é ainda mais evidente se a amora não for colhida bem madura. Para evitar o gosto amargo na geleia de amora prefira preparar esta receita com amoras maduras, ou sejam, com amoras bem escurinhas, descartando as que apresentam muitos grãos vermelhos.

Para tirar o gosto amargo da geleia de amora, simplesmente adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio no momento em que estiver cozinhando as amoras e antes de adicionar o suco de limão.