Receita de Geleia de cebola caramelizada

Receita de Geleia de cebola caramelizada

Você tem cebolas por aí? Um pouquinho de vinho e shoyu?

Que tal preparar em casa uma geleia de cebola caramelizada com um toque de vinho tinto e molho shoyu para deixar seu happy hour delicioso? Você vai ver que essa compota de cebola caramelizada tem um toque agridoce e fica perfeita com uma variedade imensa de petiscos como canapés, torradinhas, queijos, entre outras delícias!

Separe algumas cebolas e os ingredientes listados abaixo. Hoje é dia de preparar essa geleia saborosíssima que irá conquistar você e todas as pessoas que tiverem o privilégio de prová-la.

Logo abaixo, no TudoReceitas, você acompanha o passo a passo completo e com fotos do preparo!

2 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio
Ingredientes:
Como fazer Geleia de cebola caramelizada:
1

Antes de começar o preparo da geleia de cebola caramelizada, já separe os ingredientes cortados para facilitar a execução da receita.

Dica: Corte a pera por último, para evitar que ela escureça.

2

Comece derretendo a manteiga e acrescente a cebola, misturando bem.

Deixe refogando em fogo médio por 2 a 4 minutos.

3

Adicione a pera cortada em cubinhos, o açúcar mascavo e uma pitada de sal.

4

Abaixe o fogo e deixe cozinhando por 25 minutos, mexendo de vez em quando.

5

Acrescente o vinho tinto e o molho shoyu e deixe cozinhando mais um pouco (cerca de 15 minutos) em fogo baixo, mexendo de vez em quando até reduzir e engrossar levemente, como podemos ver na foto.

Dica: Se não quiser que fique com gosto muito acentuado de vinho, experimente utilizar somente a metade da quantidade sugerida e a outra parte, substitua por água.

6

Não deixe a geleia de cebola caramelizada reduzir demais para que mantenha uma consistência cremosa ao esfriar, como mostra a foto.

7

Agora, espere esfriar para colocar num pote de vidro esterilizado e, se preferir, armazene a sua geleia de cebola caramelizada na geladeira por até 10 dias.

Sirva fria como acompanhamento de petiscos. Ela costuma ficar maravilhosa como acompanhameto de queijo coalho refogado e outros tipos de queijos.

Bom apetite!

Se você gostou da receita de Geleia de cebola caramelizada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros molhos e acompanhamentos.