Receita de Geleia de tamarindo

Receita de Geleia de tamarindo
Imagem: twgram.me

Você sabe o que é tamarindo? Tamarindo é uma frutinha originária da África tropical e muito popular na culinária indiana e asiática, com destaque para a culinária japonesa. Apesar de não ser muito difundido no Brasil, o tamarindo é muito rico em fibra e versátil na cozinha, pode ser usado no preparo de molhos para carne, molho picantes, sorvetes, doces, geleias e refrescos.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de geleia de tamarindo, ótima para comer com torradinhas ou para conferir um gostinho agridoce em receitas de carne vermelha. O doce de tamarindo é fácil de preparar, só dá um pouquinho de trabalho na hora de descascar, mas vale muito a pena porque é gostoso com um gostinho doce e ligeiramente ácido.

Ficou com vontade de preparar esta geleia exótica? Veja abaixo como fazer doce de tamarindo caseiro com nosso passo a passo em fotos e dicas e experimente aí na sua casa!

4 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas da Tailândia
Ingredientes:
Como fazer Geleia de tamarindo:
1

Descasque os tamarindos, retirando-lhes a casca, os fiapos duros e as sementes. Enxague a polpa de tamarindo num bowl com água e escorra.

  • Como tirar polpa de tamarindo facilmente? Descasque a frutinha e deixe-a de molho em água de um dia para o outro. No dia seguinte será bem fácil retirar as sementes e os fiapos. Aproveite essa água para cozinhar a geleia, de acordo com o passo seguinte.
2

Coloque a polpa de tamarindo numa panela e cubra com água. Acrescente o açúcar, a canela e os cravos e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar, mexendo algumas vezes, até espessar no ponto em que você consegue ver bem o fundo da panela. Nesse momento desligue o fogo e deixe esfriar completamente.

Dica: Ponto de geleia: se o doce ficar muito espesso, junte meia xícara de água e mexa até ferver. Se ficar muito mole, cozinhe mais um pouco.

3

Retire a canela e os cravos e transfira o doce para potes de vidro esterilizados e bem tampados. Está pronta sua geleia de tamarindo, simples assim! Sirva com torradinhas ou pão ou use para temperar carne assada. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com tamarindo? Veja estas sugestões gostosas:

  • Bombom de tamarindo
  • Molho de tamarindo
  • Pad thai tailandês com frango e tamarindo

Dica: Reserve a geleia em um local seco e escuro por vários meses e, após abrir, guarde na geladeira por até 1 semana.

Imagem: twgram.me

Se você gostou da receita de Geleia de tamarindo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.