Receita de Grostoli fofinho com nata

Receita de Grostoli fofinho com nata

Grostoli, crostoli ou apenas cueca virada! Uma receita muito comum no Rio Grande do Sul na mesa de café da tarde. Pelo menos foi assim que eu cresci, vendo minha mãe e minha avó às voltas com farinha de trigo e fazendo cuecas viradas, como minha avó chamava.

O dia de cuecas viradas era um evento. Enquanto uma ia cortando as cuecas ou grostolis, a outra ia fritando, e nós em volta tentando filar um grostoli recém frito. Essa massa fofinha, frita e envolta em açúcar e canela é puro afeto. Impossível não voltar a infância fazendo grostolis!

A receita muda de nome em cada região e cada família, a versão que iremos ensinar hoje aqui no TudoReceitas é fofinha, mas você também poderá encontrar por aí a versão de grostoli como se fosse uma casquinha fina e crocante. Vamos à receita de grostoli fofinho com nata?

8 convidados 45m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Grostoli fofinho com nata:
1

Separe todos os ingredientes necessários para a receita. Você também irá precisar de um rolo de massa, um bowl, um fouet e uma faca.

2

Em um bowl misture os ovos e as duas colheres de açúcar e bata muito bem com a ajuda de um fouet.

3

Em seguida acrescente a nata, o leite e incorpore muito bem tudo. Junte a cachaça, ela é o segredo para deixar sua massa sequinha!

Dica: se você não tiver um fouet ou batedor de arame, a dica é usar 2 garfos. Exatamente como minha avó fazia para bater belas claras em neve.

4

Acrescente a farinha de trigo aos poucos. Não será necessário utilizar toda ela. Acrescente também o fermento neste momento.

Dica: coloque a farinha as colheradas e vá amassando com as próprias mãos, assim será mais fácil sentir a textura da massa.

5

Misture a massa com as mãos até que a farinha esteja incorporada aos líquidos.

6

Traga a massa para uma bancada enfarinhada e misture muito bem até que forme uma massa lisa e que se desprenda das mãos.

7

Com a massa lisa e uniforme, é hora de deixar a massa descansar coberta com um pano de prato por cerca de 20 minutos na bancada.

8

Abra a massa com a ajuda de um rolo de massas, até que fique em uma espessura de cerca de meio centímetro. Corte retângulos de aproximadamente 10 cm de comprimento por 3 cm de largura. Com a ponta de uma faca, faça um corte no centro do retângulo.

Dica: se você não tem rolo de massas, use uma garrafa de vidro. Ela fará a mesma função.

9

Pegue uma das pontas do retângulo e passe por dentro deste corte, dando assim o famoso formato do grostoli.

10

O rendimento será de aproximadamente 50 grostolis. O rendimento irá depender do tamanho que você irá cortar os grostolis. Enquanto você corta os retângulos e faz a dobra, aqueça o óleo em uma panela em fogo médio. Separe uma travessa e forre com papel absorvente.

Dica: a receita é para um grostoli fofinho, mas experimente também abrir a massa bem fininha e você terá a versão crocante dele!

11

Frite por imersão os grostolis, pouco a pouco, controlando a chama, até que eles estejam douradinhos.

12

Depois de fritar todos, prepare a mistura de canela e açúcar para servir junto aos grostolis fofinhos.

Dica: dê um toque a mais na mistura de açúcar adicionando outras especiarias, como cravo ou noz moscada em pó.

13

Observe que a massa fica sequinha por dentro e por fora.

14

Você poderá optar por servir seu grostoli de nata com ou sem a mistura de açúcar e canela. Sirva uma xícara de café e deguste esta receita fofinha e que irá perfumar a casa inteira!

Gostou da receita? Deixe seu comentário abaixo e confira também estas receitas de biscoitos:

  • Biscoito chipa simples
  • Biscoito de manteiga caseiro
  • Biscoitos de aveia fáceis e rápidos

Se você gostou da receita de Grostoli fofinho com nata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.