Receita de Hambúrguer de bacalhau com batata

Receita de Hambúrguer de bacalhau com batata

Procurando uma receita de bacalhau rápido para variar na rotina e aproveitar sobras de bacalhau? Não deixe de experimentar esta sugestão que lhe apresentamos aqui no TudoReceitas!

Os hambúrgueres de peixe são perfeitos para aproveitar as sobras de peixe desfiado e podem ser preparados também com bacalhau! Neste caso estamos apresentando uma receita de hambúrguer de bacalhau com batata perfeito para aproveitar o bacalhau da Páscoa ou do Natal. Este hambúrguer pode ser servido no prato ou no pão e fica uma delícia!

Confira abaixo os ingredientes e passo a passo em fotos desta receita de tira gosto de bacalhau e experimente!

2 convidados 15m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Frito
Ingredientes:
Como fazer Hambúrguer de bacalhau com batata:
1

Antes de preparar esta receita de hambúrguer de bacalhau comece por reunir os ingredientes. Desfie a posta de bacalhau, eliminando pele e espinhos, até obter o rendimento de mais ou menos 1 xícara de bacalhau desfiado.

Dica: Esta é uma ótima receita para preparar com sobras de bacalhau, por isso use aquela posta de bacalhau que sobrou de outra refeição!

2

Descasque as batatas e corte em pedaços pequenos, para que cozinhem mais depressa.

Dica: No caso, também poderá usar batata cozida de outra refeição.

3

Coloque as batatas numa panela, cubra com água e adicione um pouco de sal. Deixe ferver por uns 10 minutos ou até ficarem bem macias. Escorra a água e amasse as batatas até obter um purê que não precisa ser muito lisinho.

4

Coloque o bacalhau desfiado numa tigela e adicione os demais ingredientes: as batatas amassadas, a salsinha picada e pimenta a gosto. Misture muito bem com as mãos até obter uma mistura compacta.

Dica: Para obter mais rendimento do hambúrguer de bacalhau poderá adicionar mais batata cozida e amassada e reforçar os temperos.

5

Separe 3-4 porções desta massa e modele em forma hambúrgueres. Envolva em farinha de rosca, para conseguir uma crosta crocante que também ajuda a manter o formato do hambúrguer.

Dica: Não precisa passar os hambúrgueres de bacalhau por ovo batido. No entanto, se preferir, pode fazê-lo antes de envolver na farinha de rosca.

6

Doure os hambúrgueres de bacalhau na frigideira, de ambos os lados, com um fio de azeite e retire para um prato com papel absorvente. Outra opção é regá-los com o fio de azeite e levar para assar no forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até dourar.

Dica: Ao dourar os hambúrgueres na frigideira evite virá-los muitas vezes, para que não desmanchem.

7

Seu hambúrguer de bacalhau com batata está pronto! Esta é uma deliciosa receita com bacalhau desfiado que permite variar no preparo deste peixe. Sirva o hambúrguer no pão de hambúrguer ou no prato com, por exemplo, legumes ao curry, para uma opção mais saudável e vitaminada. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Confira também estas sugestões de como fazer bacalhau desfiado:

  • Bacalhau desfiado com creme de leite
  • Bacalhau desfiado ao forno com batatas
  • Bacalhau à Brás português

Se você gostou da receita de Hambúrguer de bacalhau com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.