Receita de Hambúrguer vegano de batata

Receita de Hambúrguer vegano de batata

O hambúrguer é um grande coringa para quem não tem tempo de preparar suas refeições em casa. Ele te dá a possibilidade de preparar uma boa quantidade de uma vez só e congelar, além disso pode ser cozinhado de diversas maneiras: na frigideira, assado e até mesmo empanado e frito.

O hambúrguer pode ser um simples lanche, mas também pode virar refeição principal. Se você tem fome, junte-o a um pão, queijo, salada e está feita a refeição! Se você está querendo reduzir calorias, pode optar por servir uma refeição leve de hambúrguer com salada.

Hambúrguer de cogumelos, de peixe, de quinoa, de carne bovina, suína... eu acho que já preparei todo o tipo de hambúrguer, mas de BATATA eu nunca havia me aventurado a fazer. Um hambúrguer que fosse vegano e que levasse batata era o desafio. E lá fui eu para a cozinha...

Pensei em textura, sabor e nutrição, e assim nasceu esta receita de hambúrguer vegano de batata, delicioso e super prático de fazer. Vamos à receita? Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer hambúrguer de batata vegano com dicas e fotos.

3 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Como fazer Hambúrguer vegano de batata:
1

Pré-aqueça o forno a 250 graus e separe todos os ingredientes. Espere que o purê esteja morno para frio para misturar os demais ingredientes. Enquanto isso, hidrate a linhaça com a água por 15 minutos, rale a cenoura no ralo fino e esprema todo o líquido que houver nela.

2

Misture todos os ingredientes muito bem até que forme uma massa uniforme, como na foto. Se você perceber que sua massa está ainda muito líquida ou úmida demais, acrescente um pouco mais de aveia em flocos finos.

Dica: a textura irá depender da qualidade da batata usada, da quantidade de água que ela possui, e também do líquido da cenoura.

3

Modele 6 hambúrgueres com as mãos untadas com azeite.

4

Você poderá fazer o hambúrguer do tamanho que você desejar. Nesta etapa você já poderá acondicionar em uma travessa e congelar em aberto até que fique completamente congelado, depois é só armazenar em embalagem fechada por até 3 meses.

5

Para cozinhar o hambúrguer de batata no forno, acomode-os lado a lado em uma assadeira untada com azeite. Com o forno preaquecido, é só assar por aproximadamente 25 minutos a 200-250ºC ou até que estejam dourados.

Dica: eu passei os hambúrgueres no farelo de aveia, mas também podemos passar em gergelim, linhaça ou chia. Aqui vale a criatividade! Essa crosta irá conferir mais crocância e mais fibras para nosso hambúrguer.

6

O resultado será um hambúrguer macio por dentro e com uma casquinha dourada e crocante por fora! E o melhor de tudo: preparado somente com ingredientes vegetais.

7

Como servir o hambúrguer de batata? Eu servi com um mix de folhas verdes, flores comestíveis e vinagrete que ficou incrível, mas você também pode preparar o seu hambúrguer tradicional no pão, que irá ficar incrível também. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com batata como ingrediente principal? Veja como fazer:

  • Batata à dorê
  • Batata com queijo no forno
  • Pão de batata de liquidificador

Se você gostou da receita de Hambúrguer vegano de batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.