Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso

O iogurteé um alimento nutritivo, rico em proteína e baixo em calorias que faz parte da nossa alimentação cotidiana. Quem segue uma alimentação saudável geralmente substitui os iogurtes de sabor por iogurte natural porque ele contém menos açúcar.

Se você procura um iogurte puro para incluir no seu cardápio o jeito é aprender como fazer iogurte caseiro, assim você consegue preparar um iogurte sem açúcar e sem aditivos. Neste caso compartilho com você a receita de iogurte grego caseiro que, com apenas 2 ingredientes e alguma paciência, fica bem cremoso. O preparo é feito de um modo artesanal, tal como nossas avós faziam, por isso dispensa o uso de iogurteira e outros equipamentos.

Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer iogurte grego em casa que com certeza vai deixar você surpreendido!

4 convidados 4h Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem açúcar, No frio
Ingredientes:
Como fazer Iogurte grego caseiro e cremoso:
1

Preparar iogurte grego natural caseiro é muito simples: primeiramente esquente o leite no fogo médio sem deixar ferver - desligue quando observar que, nas beiradas, ele começa formando bolinhas da fervura. Mexa de vez em quando para evitar a formação de nata.

Dica: Se você tiver um termômetro culinário, meça a temperatura: o leite deve atingir 90ºC, não mais que isso.

2

Retire o leite para uma vasilha e mexa até amornar. Depois coloque 1 colher de sopa de iogurte natural sem açúcar e mexa até dissolver.

Dica: Nesta etapa o leite deve esfriar até chegar nos 45-35ºC. Para saber se o leite está na temperatura ideal, mergulhe seu dedo indicador no leite: você deverá conseguir contar até 10 sem sentir dor.

3

Para solidificar o iogurte caseiro natural é necessário manter a temperatura morna durante algumas horas. Para isso tampe a vasilha e embrulhe ela com um pano grosso ou cobertor. Reserve em um lugar ameno e sem correntes de ar durante 8 a 12 horas.

Dica: Neste caso eu coloquei meu iogurte caseiro dentro do forno desligado e durante a noite, na manhã seguinte ele ficou pronto!

4

Após esse tempo, desembrulhe a vasilha e comprove que o seu iogurte está pronto! Apesar de poder ser consumido na hora, ele não está espesso como um iogurte grego. Para saber como fazer iogurte natural caseiro consistente continue acompanhando esta receita.

5

Para fazer iogurte caseiro grego você precisa filtrar o soro do iogurte (a parte líquida). Por isso coloque uma peneira sobre uma tigela funda, como na foto.

Dica: Tanto a peneira como a tigela deverão ser grandes o suficiente para acomodar todo o iogurte do passo anterior. Se você não tiver peneiras grandes, pode usar duas menores e duas tigelas.

6

Cubra a peneira com um pano prato e verta sobre ela o iogurte, como na foto. Tampe com um prato e reserve na geladeira por 2 horas ou um pouco mais.

Dica: Quanto mais tempo o iogurte repousar mais soro de leite irá escorrer e, com isso, mais consistente se tornará. Por isso deixe o iogurte escorrer até ficar na consistência ao seu gosto.

7

Após o tempo indicado, você poderá observar que a quantidade de iogurte diminuiu e que foi obtido muito soro de leite. Esse líquido é muito rico em nutrientes, use-o no preparo destas receitas com soro de leite:

  • Pão de forma com aveia e soro de leite
  • Gelatina bicolor com soro de leite
8

Está pronto seu iogurte grego natural caseiro! Com a ajuda de uma colher retire todo o iogurte do pano e consuma em seguida ou coloque em potes de vidro esterilizados, secos e bem fechados.

9

Agora você sabe como fazer iogurte grego caseiro! Reserve na geladeira por até 10 dias e consuma puro ou use no preparo de receitas com iogurte grego - confira as sugestões abaixo. Experimente, diga nos comentários o que você achou desta receita de iogurte caseiro com iogurte natural e bom apetite!

Procurando mais receitas de iogurte caseiro? Confira estas sugestões:

  • Iogurte sem lactose
  • Iogurte de soja caseiro
  • Iogurte caseiro de limão

Se você gostou da receita de Iogurte grego caseiro e cremoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Iogurte e coalhada.

Receitas com iogurte grego

Depois de preparar esta receita de iogurte natural grego você pode usá-lo para preparar várias receitas com iogurte natural, tanto doces como salgadas. A vantagem é que este é um iogurte caseiro, sem aditivos e mais econômico que os iogurtes que compramos no mercado. Confira nossas sugestões de receitas com iogurte grego:

  • Bolo de iogurte de caneca: prático, rápido e muito gostoso para o café da manhã ou lanche;
  • Bolo de limão com iogurte: bolinho delicioso e levemente úmido para provar e repetir;
  • Gelatina colorida com iogurte: um clássico das receitas de sobremesas com iogurte natural;
  • Pão integral de iogurte e cenoura: pão caseiro saudável, nutritivo e fácil de preparar.