Receita de Jardineira de carne fácil

Receita de Jardineira de carne fácil

Procurando receitas de inverno para saciar e esquentar? Prepare esta jardineira de carne fácil que é uma verdadeira "comida de conforto"!

Esta é uma receita de carne estufada com legumes originária de França, onde recebe o nome de "ragoût". Tradicionalmente é preparada com carne de vitela, legumes e ervas aromáticas, porém pode também ser feita com aves ou peixe. É um prato indicado para os dias frios porque ajuda a esquentar o corpo rapidamente, além de ser muito saciante!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer jardineira de legumes com carne passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Popular no Outono-Inverno, Estufado, Receitas de França
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por cortar a carne em cubinhos ou mais ou menos o mesmo tamanho.

Dica: Dependendo da parte do animal que você usar, a carne terá sabor e consistências diferentes. Neste caso aconselho usar maminha ou alcatra.

2

Depois tempere a carne com sal e empane com farinha, um truque para melhorar a consistência da carne.

3

Leve ao fogo uma panela com um fio de óleo e frite a carne até ficar douradinha por fora. Retire e adicione um pouco mais de óleo na panela, pois continuaremos cozinhando nela.

Dica: A este passo chama-se 'selar a carne' e consiste em cozinhar a carne com pouca gordura até ficar pronta por fora e ainda crua no interior. Desse jeito ela mantém-se suculenta no interior, mesmo após cozinhar completamente.

4

Reúna os demais ingredientes desta receita de carne estufada e comece preparando os legumes: descasque a cebola, os alhos, as batatas e as cenouras. Pique a cebola e os alhos finamente, corte as batatas em cubos (mais ou menos do mesmo tamanho que a carne) e fatie as cenouras.

5

Adicione o alho na panela que usou para dourar a carne e deixe no fogo baixo. Quando o alho começar a borbulhar, adicione a cebola, misture e deixe até a cebola ficar transparente.

6

Em seguida coloque a cenoura e misture. Adicione também a carne, misture tudo e deixe cozinhar por 2 minutos no fogo médio-baixo.

7

Adicione o vinho tinto e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, para evaporar o álcool.

Dica: Use vinho tinto de boa qualidade porque isso faz toda a diferença no sabor do prato!

8

O ingrediente a colocar de seguida neste estufado de carne é a polpa de tomate. Misture tudo e deixe cozinhar por mais 2 minutos.

9

Coloque também as ervas (o louro, o tomilho e o alecrim), as ervilhas, as batatas e um pouco de sal. Adicione a água, tampe a panela e deixe cozinhar tudo por 20-30 minutos ou até as batatas ficarem macias.

10

Depois disso está pronta sua carne à jardineira com legumes! Prove, para acertar o sabor, e sirva ainda quente. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de carne de panela? Veja estas sugestões:

  • Carne de panela com mandioca cozida
  • Vitela com cogumelos ao estilo chinês
  • Rabada com batata

Se você gostou da receita de Jardineira de carne fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Vitela. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.