Receita de Jericallas

Receita de Jericallas

Diz-se que esta sobremesa mexicana foi criada nas cozinhas de um antigo orfanato em Guadalajara. O nome do doce é atribuído à freira Jerica, a criadora desta receita de sobremesa fantástica. Se você está desejando comer algo doce e tradicional da gastronomia do México, continue no TudoReceitas e aprenda como fazer jericallas de Guadalajara passo a passo.

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Banho-maria, Receitas mexicanas
Ingredientes:
Como fazer Jericallas:
1

O primeiro passo para cozinhar jericallas ao estilo de Guadalajara é reunir todos os ingredientes e utensílios necessários para facilitar o processo.

  • Se você não encontrar leite evaporado no mercado, veja aqui como fazer leite evaporado: receita de leite evaporado caseiro.

Dica: O leite evaporado não é mesmo que leite condensado nem creme de leite. É simplesmente leite que ferveu até reduzir, ficando levemente doce e menos líquido.

2

Separe as claras e as gemas em duas tigelas diferentes. Para esta receita necessitamos apenas as gemas, mas você pode usar as claras para preparar outra receita, como essa pavlova de frutas vermelhas.

3

Bata as gemas vigorosamente com o açúcar e a essência de baunilha até o açúcar dissolver completamente.

4

Esquente o leite integral e o leite evaporado com a canela em uma panela no fogo médio. Quando ferver, desligue o fogo. Separe meio copo de leite e dissolva nele o amido de milho.

5

Junte nas gemas batidas o leite com o amido de milho dissolvido e mexa, para igualar a temperatura e evitar as gemas cozam. De seguida, adicione essa mistura no leite restante e mexa delicadamente.

6

Despeje a mistura em quatro forminhas individuais e coloque-as em uma panela tampada e com água quente (o suficiente para cobrir as formas até metade). Cozinhe em banho-maria por 40 minutos ou até as jericallas de Guadalajara ficarem bem cozidas. Retire do fogo.

7

Assim que esta sobremesa mexicana simples esfriar, leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora antes de servir. Suas jericallas de Guadalajara estão prontas a comer!

Se gostou dessa sobremesa mexicana, veja também como preparar buñuelo mexicano.

Recomendamos que você experimente este doce mexicano e, se você tem qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Bom apetite!

Dica: As Jericallas de Guadalajara são mais gostosas quando estão geladas, mas você pode servi-las quentes, se desejar.

Se você gostou da receita de Jericallas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.