Receita de Joelho de porco assado no forno

Receita de Joelho de porco assado no forno

O joelho de porco, também chamado de eisbein e junta de porco, é uma das melhores carnes para assar no forno, muito por conta da influência da gastronomia alemã. O fato de ser uma carne com osso, pele e gordura, faz com que fique bem suculenta e saborosa após ser assada no forno. Por isso, se você quer saber como fazer joelho de porco assado, continue aqui no TudoReceitas!

Aqui compartilhamos com você esta receita de joelho de porco assado no forno que você prepara de um jeito bem fácil com a garantia de um resultado muito gostoso! Algumas famílias com descendência alemã gostam de preparar joelho de porco para o Natal, o que torna esta receita ainda mais especial. Confira abaixo os ingredientes usados e passo a passo em fotos e prepare esta iguaria em sua casa!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas da Alemanha
Ingredientes:
Como fazer Joelho de porco assado no forno:
1

Para preparar esta receita de joelho de porco no forno o primeiro passo é reunir os ingredientes. As ervas finas são um mix de manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e orégano mas, se preferir, você pode usar somente uma dessas ervas.

Dica: Se estiver usando a carne congelada, espere ela descongelar completamente antes de temperar e cozinhar. Preaqueça o forno nos 200ºC (forno médio).

2

Tempere a carne com sal e pimenta. Coloque uma frigideira ou panela no fogo médio, adicione um fio de azeite e, quando estiver quente, coloque nela a carne. Deixe até dourar de um lado, depois vire e deixe dourar do outro lado - a este passo se chama 'selar a carne' e é importante para que fique suculenta após assar no forno.

3

Como temperar joelho de porco? Neste caso vamos usar um tempero simples: misture numa tigela os alhos amassados com as ervas finas e um pouco de azeite, para dar liga.

Dica: Se você quiser poderá incrementar este tempero do joelho de porco assado com um pouco de mostarda e substituir o azeite por manteiga ou margarina. Outro ingrediente que poderá ser usado para conferir mais sabor é o suco de limão.

4

Quando a carne estiver douradinha de ambos os lados, transfira-a para uma assadeira. Ferva o vinho na frigideira ou panela usada, para desgrudar os pedacinhos de carne e sabor que ficaram nela, e coloque sobre a carne. Espalhe o tempero de alho e ervas na carne e adicione a cebola cortada em pedados.

Dica: Ferva o vinho apenas por uns segundos, isso também ajuda a eliminar o teor de álcool presente nele. Se preferir um joelho de porco assado na cerveja, simplesmente substitua o vinho por 1 lata de cerveja.

5

Como assar joelho de porco? Para conseguir um joelho de porco bem macio e desfiando, cubra a assadeira com papel alumínio e asse no forno alto (200ºC) por 30 minutos. Depois baixe a temperatura para 160ºC (forno baixo) e deixe assar por mais 1h30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe o joelho de porco no forno por mais 15 minutos, somente para dourar.

6

Após esse tempo, seu joelho de porco assado no forno está pronto! Sirva, por exemplo, acompanhado de vagem refogada na manteiga e farofa ou, se preferir o acompanhamento tradicional, prepare um chucrute de repolho. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou desta receita de eisbein!

Procurando mais receitas de carne assada no forno? Veja como fazer:

  • Pernil assado no forno suculento
  • Cupim assado no forno
  • Lombo assado no forno suculento

Se você gostou da receita de Joelho de porco assado no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne de porco. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas alemãs.