Receita de Joelho de porco na cerveja

Receita de Joelho de porco na cerveja

O joelho de porco é um dos cortes de carne de porco mais suculentos e saborosos, você sabia? Tudo por conta do osso, que confere mais sabor na carne. Existem várias maneiras de temperar joelho e porco e também de cozinhar joelho de porco: na pressão, na churrasqueira, no forno, entre outras.

Aqui no TudoReceitas estou apresentando para vocês esta receita de joelho de porco marinado na cerveja de preparo bem fácil e com ingredientes simples. A carne fica macia e separando fácil do osso! Para garantir o máximo de sabor, recomendo deixar a carne em contato com os temperos por algumas horas antes de assar.

Quer saber como fazer joelho de porco na cerveja? Confira abaixo o passo a passo em fotos!

2 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Joelho de porco na cerveja:
1

Para temperar joelho de porco coloque todos os temperos num saco plástico: a cerveja, o louro, o tomilho, os alhos, a páprica e a pimenta calabresa. Adicione também o joelho de porco nesse saco e amarre bem.

Dica: se quiser, limpe o joelho de porco esfregando-o com limão. Isso ajuda a diminuir o gosto forte da carne de porco.

2

Reserve por 8 a 24 horas na geladeira, agitando o saco de vez em quando para espalhar os temperos por todo o pernil. Após esse tempo, preaqueça o forno nos 180ºC e transfira joelho e todos os temperos para uma assadeira. Polvilhe sal em todo o joelho de porco.

Dica: quanto mais tempo o joelho ficar em contato com esses ingredientes, mais saboroso ficará!

3

O passo seguinte desta receita de joelho de porco na cerveja é cobrir a assadeira com papel alumínio e assar por 1 hora no forno a 180ºC. Durante esse tempo vire o pernil ou regue-o com o tempero na assadeira por 2 a 4 vezes, para a carne pegar melhor os sabores e evitar que fique ressequida.

Dica: calcule 1 hora de forno para cada 1 quilo de pernil.

4

Depois de assar pelo tempo indicado, retire o papel alumínio e devolva o joelho de porco (eisbein) ao forno, deixando assar até dourar bem (isso levará entre 20 a 30 minutos).

Dica: se o seu forno tiver a opção 'grill', ligue-a para potenciar a cor douradinha do pernil de porco.

5

Por fim, seu joelho de porco assado no forno está pronto! Retire do forno e deixe repousar por 5 minutos antes de cortar, isso faz com que os sucos no interior assentem e a carne fique mais macia.

6

Corte ou fatie do jeito que preferir e comprove como fica macio e saboroso o seu joelho de porco assado na cerveja! Sirva com, por exemplo, batata à dorê, farofa de cebola crocante e uma salada de alface e tomate. Bom apetite!

O que você achou desta receita? Deixe em baixo seu comentário e veja também estas receitas de joelho de porco:

  • Joelho de porco assado no forno simples
  • Joelho de porco assado pururuca
  • Joelho de porco alemão

Se você gostou da receita de Joelho de porco na cerveja, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne de porco.