Receita de Kebab turco

Receita de Kebab turco

O kebab turco, também chamado de döner kebab e que ficou conhecido nas ruas brasileiras como 'churrasco grego', é uma daquelas comidinhas rápidas que vieram para ficar! O kebab é super prático para comer depois da balada, numa hora de almoço mais corrida ou até depois do trabalho, pois rende um lanche rico em sabor e muito saciante!

Se você não pode sair para ir comprar kebab, não se preocupe porque aqui no TudoReceitas mostramos que é possível preparar um kebab de carne em casa. Mesmo não tendo aquele espetinho giratório, compartilhamos alguns truques de como fazer kebab caseiro passo a passo com o maior sucesso. O primeiro truque é preparar o kebab turco com antecedência, pois a carne precisa ficar marinando no tempero indicado. Depois disso é bem fácil e rápido!

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo em fotos e experimente logo esta receita de kebab turco caseiro!

4 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Na frigideira, Receitas da Turquia
Ingredientes:
  • Para temperar a carne:
  • Para montar o kebab:
Como fazer Kebab turco:
1

Para fazer kebab turco, ou döner kebab em casa, o primeiro passo é preparar o tempero/marinada da carne. Para isso dissolva o açúcar na água, acrescente os restantes temperos e misture tudo muito bem (não precisa levar ao fogo).

2

Corte a carne em cubos pequenos ou, se preferir preparar um kebab tipo shawarma, corte em lascas bem finas. Misture a carne no tempero preparado no passo anterior, cubra com plástico filme e reserve na geladeira por 12-24 horas. Desta forma o sabor ficará bem apurado na carne!

Dica: Será mais fácil fatiar a carne finamente se ela estiver congelada. Para fazer um kebab de frango, use de preferência, peito de frango e prepare do jeito indicado nesta receita.

3

Enquanto isso, prepare os legumes para montar seu kebab caseiro: lave as folhas de alface e os tomates e descasque as cebolas. Enrole as folhas de alface juntas e corte-as em tiras, corte os tomates e as cebolas em rodelas. Reserve.

4

Na hora de cozinhar a carne de kebab, coloque um pouco de óleo numa frigideira. Quando estiver quente, frite a carne sem o tempero em que esteve marinando. Mexa a carne de vez em quando, para que fique douradinha de todos os lados, e retire para um prato.

Dica: Para melhores resultados prefira fritar a carne em 2-3 porções de cada vez.

5

Finalmente monte o seu döner kebab caseiro: esquente os pães sírios ou árabes numa frigideira sem óleo, chapa ou forno, até inflarem. Abra ao meio e recheie com a carne e os legumes.

  • Se quiser aprender como fazer pão de kebab caseiro, dê uma olhada na nossa receita de pão sírio passo a passo.

Dica: Se preferir, poderá montar seu kebab no pão francês. Nesse caso não precisa esquentar, mas poderá dourar o miolo numa frigideira ou tostadeira.

6

Por fim acrescente o molho para kebab turco, que poderá ser molho tzatziki ou molho de alho e seu kebab turco caseiro está pronto! Agora que sabe como fazer kebab em casa, sirva-o com batatas fritas e delicie-se com esta iguaria oriental fácil de agradar a todos os gostos. Diga nos comentários o que você achou e bom apetite!

Se você gostou da receita de Kebab turco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sanduíches.

Qual a diferença de kebab e shawarma?

Se você já ouviu falar em kebab e shawarma, provavelmente estará se questionando se são a mesma coisa ou qual a diferença de kebab e shawarma. De certa forma, ambos os pratos são semelhantes, porém sua origem é diferente e o modo de confecção também. Veja:

  • Kebab: é de origem turca e tradicionalmente consiste num pão árabe recheado com carne picada em cubinhos, grelhada ou assada, mas também pode ser recheado com queijo, frutos do mar, falafel e até frutas.
  • Shawarma: é de origem árabe e preparado com carne assada no espeto giratório, que pode ser servida no prato ou no pão sírio.

No Brasil, a diferença entre kebab e shawarma é bem subtil e ambos os pratos são chamados de 'churrasco grego' com algumas alterações das receitas originais (por exemplo: é muito comum servi-los no pão francês e com temperos popularmente brasileiros).

Se você gosta deste tipo de pratos de influência árabe, confira também como preparar esfiha de zaatar e kafta (carne moída no espeto).