Kefir de água

Kefir de água

O kefir é uma colônia de microrganismos, bactérias saudáveis que crescem de forma semelhante ao iogurte. Com o kefir de água você pode preparar uma bebida digestiva, diurética e muito depurativa que fornece energia e desperta o apetite. Além disso, e ao contrário de outras bebidas naturais, o kefir de água é recomendado para grávidas, porque reforça as defesas e alivia a prisão de ventre. Aprenda com o TudoReceitas.com a preparar kefir de água e usufrua de todas as propriedades!

4 convidados 4h Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso
Ingredientes:
Como fazer Kefir de água:
1

Para preparar o kefir de água, é muito importante que você use o material adequado: utensílios de plástico, vidro ou bambu. Evite usar utensílios de metal, já que estes interferem negativamente com as colônias de kefir.

2

Com isto em mente, o primeiro passo para preparar o kefir de água será encher com água um frasco de vidro (de preferência de boca larga) e adicionar nele todos os restantes ingredientes desta receita. Agite para misturar bem.

3

Tampe o frasco e deixe descansar em temperatura ambiente, evitando correntes de ar. O kefir de água deve repousar pelo menos 2 dias, e no máximo 3 dias. O processo de fermentação gerado durantes esses dias irá produzir gases, por isso tampe o frasco hermeticamente (usando papel filme sob a tampa) se quiser uma bebida com gás.

Imagem: nutritionprinciples.com
4

Após os dias de fermentação, retire o figo ou a ameixa seca (usado para neutralizar o álcool formado durante a fermentação) e passe o líquido por um coador fino. Reserve os grãos de kefir para voltar a usar da mesma forma, e reserve o kefir de água num frasco de vidro com tampa.

Imagem: agardenerstable.com
5

Desfrute da água de kefir a qualquer hora do dia, para usufruir de seus benefícios para o organismo, nomeadamente a nível digestivo.

Se tiver alguma dúvida, escreva abaixo nos comentários, e lembre-se que os grãos de kefir devem ser obtidos através de doação de alguém que faça cultivo caseiro de kefir.

Aprenda também a fazer água de chia, água de arroz e kefir de leite e partilhe nos comentários suas experiências!

Se você gostou da receita de Kefir de água, sugerimos que entre na nossa categoria de Outros coquetéis e bebidas.

Observações:
  • Os grãos de kefir não se encontram à venda nem podem ser feitos em casa, você terá de procurar alguém que tenha uma cultura de kefir e pedir a ela um pouco;
  • Para conservar os grãos de kefir, armazene-os em um recipiente com água filtrada e açúcar.