Kefir de leite

Kefir de leite

Você sabe o que é kefir? Trata-se de um micro-organismo probiótico que se desenvolve em água ou leite (de vaca, cabra, ovelha, soja, coco ou arroz) conferindo a esse líquido um valor nutricional e terapêutico muito superior ao dos iogurtes. Na verdade não dá para fazer kefir, mas sim leite de kefir, pois o kefir apenas se multiplica, libertando propriedades de fermentação muito benéficas para o nosso organismo. Nesta receita do TudoReceitas.com ensinamos como fazer kefir de leite, confira abaixo!

4 convidados 4h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Kefir de leite:
1

Para fazer kefir de leite você terá de, antes de mais, conseguir kefir. O kefir não se cultiva, ele apenas se multiplica, pelo que será necessário achar alguém que tenha kefir em casa e pedir a essa pessoa uma parte da sua colônia de kefir.

2

Coloque o kefir em em um recipiente de vidro com mais capacidade que 1 litro de leite (é importante deixar algum espaço reservado para o ar). Acrescente o leite, de deverá estar em temperatura ambiente.

Imagem: helloyou.pt
3

Feche bem o recipiente e reserve por 12-24 horas em um local fechado. Esse local não pode ser a geladeira nem o freezer, pois os grãos de kefir, também chamado de bicho de iogurte, apenas fermentam a uma temperatura entre 18 e 30ºC.

Imagem: jbkim.net
4

Após o tempo indicado, basta coar o leite e repetir o processo para obter mais leite de kefir. Esse leite tem um gosto ácido, semelhante ao iogurte natural, se você não gostar pode misturar açúcar. Reserve o leite sem o kefir na geladeira por, no máximo, 1-2 dias, e use como leite comum.

5

À medida que usa os grão de kefir, eles vão multiplicando. Uma vez por semana ou de duas em duas semanas é importante lavar aos grãos de kefir, para isso basta agitá-los em um coador, sob água corrente morna.

Se você gostou da receita de Kefir de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Leite.

Truques
  • Quanto mais tempo deixar o kefir fermentando, mais ácido ficará o leite.
  • Não use instrumentos de metal no preparo ou manuseamento do kefir.