Receita de Kimchi coreano

Receita de Kimchi coreano

O kimchi é considerado a "base da alimentação" dos coreanos, pode mesmo ser comparado ao arroz e feijão brasileiros porque ele nunca falta na mesa dos coreanos! Mas o que é kimchi? Continue aqui no TudoReceitas para saber mais sobre essa receita tradicional da Coreia e sobre como fazer kimchi passo a passo em fotos.

O kimchi, também chamado de "kim chi", "kimchee" ou "gimchi" é uma conserva de legumes fermentados (picles de legumes) que é preparada do mesmo jeito desde há 250 anos. Os condimentos do kimchi podem ser usados para fermentar vários legumes, sendo que o mais popular de usar é a acelga ou repolho-chinês (também conhecido como bok choy). Devido a esta técnica de fermentação o kimchi pode ser armazenado na geladeira por vários meses ou inclusivamente anos, sendo que o seu sabor ficará mais intenso à medida que o tempo passa.

Se você gosta de comidas típicas da Coreia do Sul confira abaixo todos os detalhes desta receita de kimchi coreano fácil de fazer em casa. Você só precisa encontrar os ingredientes para kimchi e preparar de acordo com o jeito indicado. Experimente e surpreenda-se!

4 convidados 24h Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Popular no Outono-Inverno, Picante, Marinado, Receita tradicional de Coreia do Sul
Ingredientes:
Como fazer Kimchi coreano:
1

Primeiramente separe as folhas da acelga ou do repolho-chinês, eliminando as que estão ruins (murchas ou amarelas). Pique em pedaços grandes as folhas com o talo junto.

Dica: Outras receitas de kimchi coreano indicam para ralar o legume ou picá-lo finamente, isso depende do gosto de cada um.

2

Coloque a água num bowl grande e dissolva o sal nela (a esse preparado se chama salmoura). Mergulhe as folhas nessa salmoura e deixe por 12 horas em temperatura ambiente ou na geladeira.

3

Enquanto isso prepare a pasta de pimenta coreana: num almofariz esmague o gengibre com os alhos, retire para uma tigela e adicione os restantes temperos: a farinha de arroz, a páprica picante ou pimenta malagueta em pó, o açúcar, o molho de peixe e as sementes de gergelim. Misture tudo muito bem até obter uma pasta consistente. Reserve na geladeira.

4

Depois das 12 horas escorra a acelga ou o repolho e adicione à mistura de pimenta coreana preparada no passo anterior. Mexa, para envolver bem, e coloque em potes de vidro esterilizados. Tampe bem e deixe na geladeira por, no mínimo, 8 dias para fermentar e ficar com o sabor ácido, salgado e picante característico do kimchi de legumes.

Dica: Se você quiser também pode guardar o kimchi em um local escuro fora da geladeira. Nesse caso a temperatura ambiente não deve ser superior a 20 graus e o kimchi ficará pronto em 3 dias.

5

Após o tempo indicado, está pronta sua comida coreana kimchi! É geralmente servido como acompanhamento de pratos de carne, peixe, arroz... mas também pode ser usado em recheio de pizza, macarrão, etc. Experimente e diga nos comentários o que você achou desta receita de kimchi caseiro!

Quer descobrir mais receitas coreanas? Veja estas sugestões:

  • Sobá com frango oriental
  • Molho yakitori
  • Molho teriyaki

Dica: O kimchi pode ser armazenado por vários meses após o seu preparo.

Se você gostou da receita de Kimchi coreano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Acelga.

Kimchi - benefícios:

O kimchi faz parte da alimentação coreana há vários anos porque, além de ser um jeito prático de conservar legumes, é também rico em várias propriedades benéficas para o nosso organismo. Se você está se questionando quais são os benefícios do kimchi, dê uma olhada:

  • Devido ao processo de fermentação pelo qual os legumes passam, produz-se uma substância chamada 'ácido láctico', rica em prebióticos e probióticos e muito benéfica para a flora intestinal e digestão;
  • O kimchi coreano é uma fonte de vitaminas A, C, B1 e B2, carotenoides, cálcio, proteínas e carboidratos, assim como antioxidantes (em níveis variáveis dependendo dos ingredientes e legumes usados);
  • Acredita-se que o kimchi ajuda a combater o colesterol ruim, cuidado da saúde das nossas artérias, e ajuda a prevenir o câncer;
  • No preparo do kimchi os legumes não são cozinhados e sim fermentados, por isso mantêm grande parte das suas propriedades e nutrientes, tornando-se também mais fáceis de digerir pelo organismo.