Kombucha de hibisco

Kombucha de hibisco

Você já ouviu falar de kombucha? Essa é a nova bebida saudável! Mas o que é kombucha? É uma bebida probiótica que pode ser preparada a partir da fermentação do chá usando um scoby de kambucha (um disco gelatinoso feito de colônias de bactérias e leveduras). O resultado é uma bebida gaseificada, doce, com baixo teor de carboidratos e rica probióticos, vitaminas e aminoácidos essenciais. Ao adicionar o hibisco ao kombucha conseguimos uma bebida rica em antioxidantes e muito saborosa! Aprenda aqui no TudoReceitas a fazer a receita de kombucha de hibisco que é ótima para o verão!

4 convidados 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso
Ingredientes:
Como fazer Kombucha de hibisco:
1

Para conseguir kombucha de hibisco comece preparando o chá base: ferva a água, adicione o sachê de chá verde ou preto e o hibisco a gosto (nós indicamos 10 florzinhas de hibisco desidratadas) e deixe ficar até esfriar.

Dica: Para preparar chá verde corretamente e evitar o gosto amargo a água deve estar a 90ºC.

2

Depois coe o chá, misture nele o açúcar e o vinagre e coloque em um pote ou jarro de vidro junto com a colônia de kombucha (scoby). Cubra com pano de prato fino ou toalha de papel presos com um elástico e reserve por 10 dias em um lugar ameno e escuro, para fermentar (não reserve na geladeira).

Dica: O scoby de kombucha pode ser adquirido na internet ou obtido através de alguém que prepare kombucha em casa.

3

Após o tempo indicado filtre a bebida e beba seu kombucha de hibisco caseiro em temperatura ambiente ou gelado. Confira abaixo os benefícios do kombucha e diga nos comentários o que você achou desta receita de kombucha!

Procurando mais bebidas saudáveis? Confira estas opções:

  • Chá de kombucha simples;
  • Leite dourado para emagrecer;
  • Café com óleo de coco;
  • Suco de batata yacon.

Dica: Se você quiser repetir a receita é só fazer de novo o processo com o scoby e 1 copo desta bebida de kombucha.

Se você gostou da receita de Kombucha de hibisco, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Benefícios do kombucha

O kombucha é uma bebida gaseificada natural que nasceu na China por volta de 220 anos antes de Cristo - onde é conhecida como "elixir da saúde". Depois da colônia de kombucha ficar fermentando no chá e açúcar pelo período indicado, ela origina uma bebida rica em probióticos, vitaminas do complexo C e B, aminoácidos essenciais, enzimas e propriedades antioxidantes e energéticas. Estes são as principais propriedades do kombucha e efeitos no nosso organismo:

  • Kombucha emagrece ao estimular o metabolismo de carboidratos e controlar a fome e compulsão por doces e carboidratos em geral;
  • Ajuda ao bom funcionamento do sistema digestório devido ao alto teor em probióticos, ácidos benéficos e enzimas;
  • Aumenta a sensação de energia e vitalidade devido ao teor de cafeína e ferro presentes na bebida;
  • Fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitaminas, probióticos e antioxidantes essenciais para a proteção das células e para evitar doenças inflamatórias.