Receita de Lagarto de panela

Receita de Lagarto de panela
Imagem: receitasrpidas.blogspot.pt

O lagarto é um tipo de corte bovino, geralmente econômico e indicado para cozer ou assar. Uma das receitas com carne lagarto mais populares é o lagarto na pressão com cebola, uma sugestão bem prática, suculenta e saborosa para o seu almoço ou jantar!

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer lagarto de panela passo a passo e de um jeito bem simples, válido até para iniciantes na cozinha! Veja também como temperar lagarto inteiro e garanta uma carne muito saborosa que vai fazer as delícias de todos aí em casa!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Panela de pressão, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Lagarto de panela:
1

Comece temperando a carne de lagarto com os alhos amassados, a páprica, a pimenta do reino e o sal. Deixe por uns 30 minutos.

Dica: Para que os sabores penetrem melhor na carne misture-os com um pouco de óleo e esfregue em toda a peça.

Imagem: figosefunghis.com.br
2

Leve ao fogo médio uma panela de pressão com o óleo e, quando estiver quente, frite o lagarto de todos os lados até dourar. Neste passo a carne não vai cozinhar no interior, apenas formar uma "casquinha" por fora para manter o interior suculento após cozinhar na pressão.

Imagem: receitasdatiaso.com
3

Quando estiver bem dourada de todos os lados, retire a carne para um prato e cubra com papel alumínio, para manter a temperatura. Adicione à panela as cebolas picadinhas e o louro e refogue até a cebola ficar transparente.

Dica: Se a panela tiver muitos pedaços de carne grudados no fundo, adicione um pouco de vinho ou cerveja para desgrudar.

4

O passo seguinte deste lagarto de panela de pressão é adicionar os tomates picados (de preferência sem as sementes) e refogar por mais 1-2 minutos.

Dica: Se você quiser, neste momento pode adicionar também um pouco de molho de tomate. Assim o molho do lagarto ficará mais encorpado e saboroso.

5

Coloque de novo o lagarto na panela, cubra com água e tampe a panela. Deixe no fogo médio contando 50 minutos após a panela começar a chiar.

6

Após o tempo indicado deixe a pressão sair e, sem tampar, deixe ferver por mais 5 minutos, para engrossar o molho. Fatie e sirva seu lagarto cozido na cebola coberto com o molho da panela ou sirva o lagarto fatiado ao molho madeira. Bom apetite!

Procurando mais receitas de lagarto bovino? Confira estas sugestões:

  • Bife de lagarto na frigideira
  • Lagarto recheado
  • Lagarto assado na panela de pressão
Imagem: receitasrpidas.blogspot.pt

Se você gostou da receita de Lagarto de panela, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.