Receita de Lagarto em conserva

Receita de Lagarto em conserva

Se você gosta de uma receita saborosa que servirá como recheio para um sanduíche ou acompanhado de uma boa salada, então você irá adorar a receita que apresentaremos aqui!

Já ouviu falar em lagarto em conserva? São fatias finas de lagarto (peça de carne bovina) assado ou cozido, intercalados com vinagrete e um molho à base de azeite de oliva e vinagre, guardados em conserva! A receita de lagarto em conserva que preparamos inclui pimenta dedo-de-moça e azeitonas, para dar um toque mais picante e marcante à carne, se você preferir!

Ficou curioso para saber como preparar essa delícia de conserva aí em sua casa, tipo escabeche de lagarto? Então, vamos à receita com fotos do passo a passo aqui no TudoReceitas!

6 convidados 6h Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • VINAGRETE:
  • MOLHO:
Como fazer Lagarto em conserva:
1

Separe os ingredientes para o preparo desta receita de carne lagarto em conserva fatiado, também chamado de lagarto de férias.

Dica: Para esta receita é importante que retire o excesso de gordura do lagarto, facilitando o corte necessário para o preparo do prato.

2

Tempere a carne e deixe-a descansando por 1 hora para pegar mais gosto.

Dica: Pré aqueça o forno a 200-220 graus, 10 minutos antes de retirar a carne do descanso.

3

Embrulhe a carne no papel alumínio e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora a 1h e 15 minutos no forno alto (200-220 graus).

4

Quando a carne estiver assada, espere esfriar um pouco e embrulhe-a no filme plástico. Leve a carne ao congelador por cerca de 2 horas para facilitar o corte das fatias que faremos a seguir.

Dica: Vale ressaltar que a carne após assada reduz o seu peso.

5

O próximo passo da receita será preparar o refogado de vinagrete que usaremos na conserva. Separe todos os ingredientes sugeridos e corte as cebolas em rodelas, corte os tomates (sem sementes) e o pimentão em cubinhos. Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça e corte-a em fatias finas.

6

Numa frigideira aquecida em fogo médio, adicione o azeite de oliva e refogue as cebolas, até ficarem um pouco murchas. Em seguida, acrescente o pimentão e a pimenta, refogando por alguns minutos. Por último, adicione o tomate e refogue mais um pouco, sem deixar os legumes queimarem.

7

Agora vamos preparar o molho de lagarto em conserva: para isso, separe os ingredientes solicitados (o vinagre, o azeite, ervas finas, sal e pimenta, cheiro verde e azeitonas.

Dica: Você poderá substituir as azeitonas por alcaparras, se quiser!

8

Misture todos os ingredientes do molho num bowl e reserve.

9

Retire a carne do congelador e fatie-a o mais fino possível que conseguir.

Dica: Se você preferir a carne com fatias mais grossas, não precisa levar a mesma ao congelador. Basta que deixe-a descansando no plástico filme na geladeira por 1 hora, pelo menos.

10

Vamos começar a montagem do lagarto em conserva: separe os ingredientes preparados e comece acomodando no pote primeiro o refogado de vinagrete, em seguida as fatias de carne e algumas colheres de molho.

Repita as camadas até acabarem os ingredientes, deixando tudo coberto com o molho. Leve à geladeira e deixe curtindo por 24 horas (isso deixará a carne ainda mais saborosa).

Dica: Para essa receita utilizamos um pote hermeticamente fechado com capacidade para 750 ml.

11

Armazene o lagarto em conserva na geladeira e só retire na hora de consumir. O importante é deixar sempre a carne submersa no molho com azeite de oliva, pois isso permitirá que a carne seja conservada por mais tempo na geladeira.

12

Essa receita é excelente para aqueles dias que não temos muito tempo para elaborar uma refeição, pois você poderá preparar sanduíches deliciosos com o lagarto em conserva incluindo também outros ingredientes, como picles de legumes! Esperamos que tenha gostado desta receita de carne em conserva no vidro e bom apetite!

Procurando mais receitas com lagarto? Veja como fazer:

  • Lagarto fatiado ao vinagrete
  • Carne louca de lagarto
  • Lagarto de panela

Se você gostou da receita de Lagarto em conserva, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.