Receita de Lagarto fatiado ao vinagrete

Receita de Lagarto fatiado ao vinagrete

O lagarto é um corte de carne bovina popular, super saboroso e rico em proteína e ferro. Costuma ser preparado assado ou cozido e, além disso, é através dessa peça que também podemos preparar um delicioso rosbife!

Vamos apresentar para vocês uma receita de lagarto fatiado regado com um molho vinagrete. Esse é um prato bem saboroso e colorido, muito popular no verão, e que poderá ser servido como um aperitivo ou como lanche! Este prato recebe também o nome de 'lagarto de férias' e o preparo é tão simples que valerá a pena: enquanto o lagarto cozinha na panela de pressão, você poderá preparar o seu vinagrete e depois só precisará intercalar a carne com a salada colorida e terá um belo prato!

Ficou curioso? Então, acompanhe agora o passo a passo dessa deliciosa receita de lagarto fatiado ao vinagrete aqui no TudoReceitas!

6 convidados 3h Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Popular na Primavera-Verão, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Salada vinagrete:
Como fazer Lagarto fatiado ao vinagrete:
1

Separe os ingredientes que serão usados na primeira etapa da receita (preparo da carne), para facilitar o seu processo.

2

Retire apenas o excesso de gordura da carne, mantendo parte dela para deixar a carne suculenta. Em seguida faça pequenos furos por toda a superfície da peça e acomode-a num refratário com a mistura de alho amassado, cebola ralada, sal, pimenta do reino, molho inglês e vinho branco.

Dica: Você poderá substituir o tempero por outro de sua preferência.

3

Coloque o lagarto e a marinada num saco e deixe marinando na geladeira por, pelo menos, 2 horas. Durante esse tempo vire o saco de vez em quando para que o tempero penetre melhor em toda carne.

4

Após esse tempo, aqueça uma panela de pressão média e adicione o azeite de oliva. Retire a carne da marinada e reserve seu tempero num recipiente, pois usaremos em seguida. Sele todos os lados da carne por alguns minutos.

5

Acrescente o açúcar e deixe a carne dourar em fogo baixo, virando sempre de todos os lados para ficar como mostra a foto.

6

Adicione a água quente (não precisa cobrir a carne) e junte à panela a marinada reservada. Acerte o sal e a pimenta do reino, se for necessário, e feche a panela, deixando a carne cozinhar por cerca de 50 minutos a 1 hora, a partir do início da pressão.

7

Enquanto a carne está cozinhando, separe os ingredientes para preparar a salada vinagrete.

8

Depois de higienizar os legumes, pique-os em cubinhos do mesmo tamanho.

9

Deixe a salada picada e misturada numa tigela e tempere-a com sal, limão, azeite de oliva e vinagre. Cubra com plástico filme e leve a salada à geladeira até a hora de usar.

10

Quando a carne estiver cozida, deixe-a num refratário dentro do forno desligado ou em outro local fechado, para que esta descanse e esfrie completamente antes de ser fatiada.

Dica: É importante fatiar a carne quando esta estiver mais fria, para que você consiga cortar as fatias com mais facilidade, sem que a carne fique esfarelando. Essa é uma das razões por que esta receita se chama lagarto frio ao vinagrete.

11

Depois desse tempo fatie a peça de lagarto com uma faca de serra e o mais fino possível que conseguir.

12

Comece a montagem do prato, intercalando a salada com as fatias de carne até finalizarem os ingredientes.

Dica: Lagarto fatiado de geladeira: algumas pessoas gostam de montar o lagarto fatiado dentro de um pote, em camadas de lagarto e salada vinagrete, para armazenar na geladeira.

13

Prontinho! Seu lagarto ao vinagrete está pronto para ser servido como aperitivo ou como lanche recheando um sanduíche, por exemplo! Esperamos que tenha gostado da receita e tenha um bom apetite!

Procurando mais receitas com lagarto? Veja como fazer:

  • Lagarto de panela
  • Lagarto recheado
  • Lagarto assado na panela de pressão

Se você gostou da receita de Lagarto fatiado ao vinagrete, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.