Receita de Legumes à provençal

Receita de Legumes à provençal

O tian de légumes, também conhecido como tian provençal, é uma receita de legumes francesa, especificamente da região da Provença. Em seu preparo são usados os mesmos ingredientes que no ratatouille mas, em vez de picadinhos em cubos e refogados, nesta receita os legumes são cortados em rodelas e assados no forno. É uma ótima receita de outono para acompanhar um prato de peixe ou de carne. Confira abaixo como fazer legumes à provençal, e aprecie este prato francês!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Popular no Outono-Inverno, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Legumes à provençal:
1

O primeiro passo desta receita francesa de legumes é reunir os ingredientes.

Dica: Para conseguir um cozimento homogêneo e uma boa apresentação, escolha uma abobrinha, uma beringela e tomates com a mesma grossura, ou seja, cujas rodelas tenham aproximadamente o mesmo diâmetro.

2

Em seguida descasque a cebola e corte em meias-luas. Leve ao fogo médio-baixo uma frigideira ou panela com azeite abundante (3 a 4 colheres de sopa) e refogue a cebola por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.

3

De seguida acrescente o pimentão cortado em fatias, e refogue por mais 5-6 minutos, ou até que a cebola fique marrom e o pimentão macio (como na fotografia). Espalhe esta base da receita de tian de legumes numa assadeira, e junte os alhos esmagados.

4

Lave e corte os tomates, a berinjela e a abobrinha em rodelas não muito finas nem muito grossas. Para isso pode usar uma mandolina/cortador de legumes, ou simplesmente uma faca.

5

Disponha os legumes em camadas alternadas na assadeira com o refogado, como na fotografia. Regue com um pouco de azeite, tempere com sal e tomilho ou mistura de ervas da Provença, e cubra com papel alumínio. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 45-50 minutos.

Dica: A ordem dos meus legumes foi berinjela-abobrinha-tomate, mas você pode trocar a ordem, o importante é conseguir um bom efeito visual.

6

Após esse tempo, retire os legumes assados e polvilhe o queijo. Leve de novo ao forno, desta vez a 200ºC, por 10-15 minutos, ou até o queijo gratinar e os legumes começarem a seca e a dourar.

7

Após o passo anterior, seus legumes à provençal estão prontos! Sirva como acompanhamento de, por exemplo, robalo assado, ou almôndegas. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Legumes à provençal, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros legumes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.