Receita de Leite creme português

Receita de Leite creme português

Você provavelmente já ouviu falar em crème brûllée, aquela sobremesa cremosa francesa com crosta de açúcar queimado. Em Portugal existe uma bem semelhante chamada leite creme que, ao contrário da receita francesa, é preparada no fogo direto e leva leite em vez de creme de leite. A receita de leite creme português é, por isso, uma opção mais prática e menos calória que seu "primo" francês. Quer provar? Confira abaixo todos os detalhes!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Leite creme português:
1

O primeiro passo desta deliciosa receita de leite creme é levar ao fogo uma panela com o leite, o pau de canela e, se quiser, a raspa de limão também. Deixe ferver por 1-2 minutos, para apurar o sabor, e desligue o fogo.

Dica: Aconselhamos você a usar leite integral pois a sobremesa ficará mais saborosa e cremosa.

2

Num recipiente à parte bata o açúcar com as gemas. Acrescente a farinha peneirada e misture bem, até eliminar os grumos. Enquanto bate adicione cerca de 1/3 do leite em um fiozinho fino, para não talhar as gemas.

3

Adicione essa mistura à panela com o leite restante e leve de novo ao fogo, mexendo até engrossar e ficar cremosinho. Desligue o fogo, retire a canela e o limão e distribua o creme por tigelas individuais ou ramequins.

4

Deixe o leite creme português esfriar até ficar morno ou frio mesmo. No momento de servir polvilhe açúcar cristal ou demerara e queime com um maçarico ou ferro próprio. Assim essa sobremesa ficará com uma crosta de caramelo crocante e deliciosa!

Prove e diga nos comentários o que achou. Não deixe de preparar também outras delícias portuguesas, como as natas do céu, o pastel de nata e o pastel de feijão. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Leite creme português, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces de colher. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.