Leite de soja caseiro

Leite de soja caseiro

Hoje iremos aprender a preparar bebida vegetal de soja, ou leite de soja caseiro. Uma receita que irá render uma boa quantidade de bebida de origem vegetal que não possui lactose, é rica em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B. Além disso, a bebida de soja é livre de colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca, você sabia?

O leite de soja caseiro é uma excelente alternativa ao leite de soja industrializado pois, neste processo caseiro, você controla todas as etapas e não tem necessidade de acrescentar aditivos nem conservantes. Outra vantagem de saber como fazer leite de soja vegano é que, a partir do resíduo da bebida vegetal de soja, podemos produzir o tofu! Esse é um "queijo" vegano com baixíssimas calorias, muito usado na alimentação oriental, vegana e vegetariana, em preparações como bolinhos, bolos, doces, chocolate quente, etc.

Continue aqui no TudoReceitas para aprender como é feito o leite de soja caseiro com apenas 1 ingrediente (soja em grão) e ainda como saborizar leite de soja facilmente!

10 convidados 1h 30m Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Leite de soja caseiro:
1

Como preparar grãos de soja? Comece por deixar os grãos de soja de molho em água por, no mínimo, 12 horas. Mantenha sob refrigeração durante todo o tempo e vá trocando a água sempre que possível. Depois lave bem os grãos, descartando toda a água do molho.

Os grãos como soja, feijão e outras leguminosas possuem antinutrientes que bloqueiam ou diminuem consideravelmente a absorção dos nutrientes destes alimentos no nosso organismo. Por isso, deixar de molho os grãos e leguminosas por, no mínimo, 8 horas, irá reduzir desconfortos gástricos, gases ou distensões abdominais muito comuns quando da ingesta destes alimentos.

Dica: eu deixei os grãos de molho durante 24h. Quanto mais tempo, melhor.

2

É hora de triturar os grãos de soja no liquidificador. Para cada 1 medida de grãos você usará 3 medidas de água e baterá no liquidificador até que tudo fique líquido e a soja fique bem triturada.

Dica: meça os grãos de soja em xícaras para encontrar a proporção exata de água. Não tem um valor de referência certinho pois, dependendo do tempo que os seus grãos de soja ficaram hidratando, a medida usada será variável.

3

Em um bowl com uma peneira forrada com voil ou pano branco limpo despeje o liquido triturado.

4

Verta todo o líquido! Você irá repetir este processo até acabar de triturar toda a soja hidratada.

5

Agora esprema bem o voil ou pano, de modo a extrair todo o líquido para outro recipiente - esse líquido é a bebida/leite de soja!

6

O que restar se chama okara, ou resíduo de soja, e você não precisa nem deve descartar! Ele poderá ser usado para pães, bolos e bolinhos - confira, por exemplo, esta receita de bolinho de okara assado.

7

Após triturar, coar e extrair toda a bebida vegetal, é hora de finalizar, levando-a ao fogo. Em fogo baixo leve o leite de soja em uma panela grande para cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos, a contar após a fervura.

Dica: evite ferver o leite de soja, pois isso elimina uma parte dos seus nutrientes.

8

Durante este tempo fique de olho, pois o leite de soja irá espumar e poderá derramar igual o leite de vaca. Mantenha a chama baixa e, com a ajuda de uma escumadeira, remova toda a espuma que for sendo produzida durante este 15 minutos de fervura. No final desligue o fogo e espere esfriar para armazenar o leite na geladeira.

Dica: esse processo de retirar a espuma do leite de soja ajuda a eliminar o gosto de grão do leite de soja.

9

Mantenha o leite de soja na geladeira, armazenado em garrafas ou potes de vidro, de preferência esterilizados, por até 3 dias. Consuma o leite de soja do mesmo jeito que o leite de vaca ou use para preparar estas receitas com leite de soja:

  • Bolo de fubá sem ovos
  • Molho bechamel vegano
  • Bolo de banana vegano de liquidificador

Dica: se preferir, pode congelar o leite de soja por até 3 meses.

10

O que você achou desta receita de bebida de soja caseira? Faça em sua casa e deixe em baixo seu comentário com foto da sua bebida de soja.

Se você gostou da receita de Leite de soja caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Bebidas vegetais.

Como saborizar leite de soja?

O resultado desta receita de leite de soja caseiro é uma bebida de sabor bem neutro, no entanto algumas pessoas podem detectar "gosto de grão" no leite de soja. Esse sabor desagradável pode ser eliminado ao saborizar ou adoçar o leite de soja com ingredientes simples e naturais! Veja o que pode ser misturado no leite de soja para saborizar:

  • Açúcar: adicione 3 colheres de sopa de açúcar para cada 1,8 l de leite de soja. Dê preferência para açúcar demerara ou mascavo, que são mais saudáveis;
  • Tâmaras: são um adoçante natural e substituto do açúcar. Hidrate as tâmaras e bata no liquidificador junto com os grãos de soja hidratados;
  • Frutas frescas: bata o leite de soja com morango, papaia, pêssego, mirtilo (blueberry) ou outras frutas da sua preferência para obter uma batida de leite de soja muito saborosa e nutritiva;
  • Canela: simplesmente adicione canela moída no leite de soja pronto ou ferva 1-2 paus de canela junto com o leite de soja;
  • Gengibre: adicione uma colher de sopa de gengibre fresco ralado a cada 2 l de leite de soja. O gengibre tem um sabor forte que vai neutralizar o sabor de grão do leite de soja;
  • Baunilha: adicione 1-2 colheres de sopa de essência de baunilha no seu leite de soja pronto ou ferva as sementinhas de 1 vagem de baunilha junto com o leite de soja;
  • Milho verde: bata o milho e um pouco de açúcar junto com os grãos de soja no liquidificador;
  • Chocolate: pode adicione xarope de chocolate ou chocolate em pó ao leite de soja pronto - confira a receita de chocolate quente vegano!

Tem mais sugestões de como dar sabor ao leite de soja? Escreva nos comentários!