Receita de Leite evaporado caseiro

Receita de Leite evaporado caseiro

Quer preparar uma receita com leite evaporado mas não sabe o que é e não encontra no supermercado? Não se preocupe! Aqui no TudoReceitas.com ensinamos você a preparar leite evaporado caseiro sem dificuldade. Você só precisa de um ingrediente: leite integral, que será reduzido a 60% do seu volume inicial, de forma a ficar espesso. O resultado é um creme semelhante ao leite condensado mas menos doce. Confira abaixo todos os detalhes desta receita de leite evaporado caseiro!

1 convidado 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem açúcar, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Leite evaporado caseiro:
1

Para fazer leite evaporado você só precisa de leite. É importante que seja leite integral, devido à elevada percentagem de gordura.

Também pode fazer essa receita com leite em pó, no entanto o procedimento varia um pouco: você terá de misturar o leite em pó com água até obter 1 litro de leite, depois deve levar ao fogo por 1h30m e adicionar 50g de manteiga. Já experimentei e o resultado também é bom.

2

Coloque o leite integral em uma panela larga e leve ao fogo alto até ferver. Quando isso acontecer, reduza um pouco o fogo.

Dica: Preste atenção ao momento em que o leite ferve, pois ele sobe bastante.

3

Deixe cozinhar durante 1h30m mexendo de vez em quando (de 5 em 5 minutos ou de 10 em 10 minutos) para evitar que se forme uma película de nata.

Dica: Se se formar nata, retire-a com um garfo.

4

Depois do tempo indicado o leite deverá ter reduzido cerca de 60% da sua quantidade inicial, o que equivale a 400ml. A cor será amarelada, a consistência ligeiramente espessa e o sabor doce. Passe o leite por uma peneira, para eliminar a espuma e todos os vestígios de nata que se formaram.

5

Agora você tem leite evaporado caseiro para usar em suas receitas! Use no preparo de pudim flan de graviola sem forno, bolo tres leches original e muito mais. Diga nos comentários o que achou dessa receita e bom apetite!

Se você gostou da receita de Leite evaporado caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces.

O que é leite evaporado?

Uma dúvida comum: leite evaporado é leite condensado? A resposta é não!

O leite evaporado não é o mesmo que creme de leite, leite condensado ou nata, mas sim um leite reduzido, ou seja, cuja água evaporou em 60%, criando um concentrado muito nutritivo e rico em sabor e textura. O leite evaporado caseiro possui um gosto um pouco açucarado, produto desse processo de redução. A sua cor é amarelada, a sua textura é mais espessa e possui um odor mais aromático, qualidades ideais para enriquecer qualquer prato como essa gelatina de três leites. Quanto ao seu valor nutricional, esse produto contém menos gordura que o creme de leite e outros lácteos mas é mais rico em hidratos de carbono e proteínas. Logo, o leite evaporado não é creme de leite como muitos pensam também.

Para que serve o leite evaporado? Esse tipo de leite é muito útil na hora de cozinhar molhos, cremes e sobremesas, pois oferece uma textura muito suave e potencia o seu sabor. No caso da pasteleria, o contributo do leite evaporado é muito grande, já que oferece um toque especial a tudo o que toca. Um bom exemplo são os bolos que ganham uma textura mais úmida e sabor intensificado, ou os pudins, que apresentam um interior mais cremoso e saboroso.

Outra pergunta que também me fazem muitas vezes: o que é leite evaporado? Agora sei que é simplesmente um leite reduzido, daí o seu nome "evaporado". É perfeito para potenciar o seu sabor e nutrientes, concentrando-os. Desfrute dos benefícios desse ingrediente concentrado, experimentando!