Leite vegetal de amêndoas

Leite vegetal de amêndoas

Deixe de comprar leite de amêndoas no mercado: veja aqui no TudoReceitas como fazer leite de amêndoas em casa de um jeito fácil e rápido!

Para preparar esta receita de leite de amêndoas caseiro você só precisa de 2 ingredientes e nenhum deles é açúcar, para que o resultado seja uma bebida vegetal saudável e rica em benefícios para toda a família! Assim esta bebida de amêndoas é válida não só para diabéticos, vegetarianos e veganos, mas também para quem é intolerante ao leite, para quem quer baixar o colesterol e diminuir o consumo de alimentos de origem animal.

Confira abaixo todos os detalhes do preparo de leite vegetal de amêndoas em casa. Garanto que você vai gostar tanto desta bebida saudável que com certeza vai querer preparar mais vezes!

4 convidados 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Leite vegetal de amêndoas:
1

Coloque as amêndoas em uma xícara ou tigela com água até cobrir. Deixe por 8-12 horas para que hidratem e fiquem mais macias, para bater facilmente.

Dica: Escolha uma variedade de amêndoas doce e, de preferência, de origem orgânica. Assim você garante que está preparando uma bebida de amêndoas sem toxinas.

2

Após o tempo indicado você observará que as amêndoas estão hidratadas e, por isso, aumentaram de volume.

3

Seguidamente escorra as amêndoas com a ajuda de um coador e passe por água.

4

Continue preparando esta receita de bebida vegetal de amêndoa: coloque as amêndoas e a água filtrada no liquidificador. Se quiser adicione também a essência de baunilha, para conferir mais sabor, e o xarope de bordo, que é válido para quem não consome açúcar e ajuda a adoçar esta bebida.

Dica: Se você quiser preparar esta bebida para render uma quantidade maior lembre que a proporção é sempre de 1 parte de amêndoas para 3 partes de água.

5

Bata tudo por uns 5 minutos ou até obter uma bebida o mais lisinha possível.

Se restarem pedacinhos você pode passar a bebida por uma peneira. No entanto lembre que esses pedaços de amêndoa também contêm muitas fibras e nutrientes, por isso vale a pena deixá-los na bebida ou usar no preparo de outras receitas, como bolo com farinha de amêndoas.

6

Está pronto seu leite de amêndoas sem açúcar! Beba assim mesmo ou reserve na geladeira para consumir geladinho. Também pode usar esta bebida para preparar estas receitas com leite de amêndoas:

  • Quinoa doce com leite de amêndoas
  • Arroz doce com leite de amêndoas
  • Doce de leite vegano

Agora que você sabe como fazer leite de amêndoas confira abaixo todos os benefícios do leite de amêndoas e também suas propriedades.

Dica: Reserve o leite de amêndoas caseiro por, no máximo, 3 dias na geladeira (bem fechado).

Se você gostou da receita de Leite vegetal de amêndoas, sugerimos que entre na nossa categoria de Bebidas vegetais.

Leite de amêndoas - benefícios

O leite de amêndoas destaca-se por conter mais benefícios para o nosso organismo que o leite de vaca, por isso é um substituto saudável para toda a família!

Entre as propriedades do leite de amêndoas destacamos o baixo teor calórico: uma xícara de leite de amêndoas (250ml) contém aproximadamente 63 calorias, que equivale a apenas 25 calorias por cada 100 ml. O leite de vaca, por sua vez, contém 65 calorias por cada 100 ml. Por isso, se você está seguindo uma dieta de perda de peso, pode incluir nela o leite de amêndoas que, além de ser muito nutritivo, é baixo em calorias.

Este leite vegetal também tem como benefício ser sem lactose, sem glúten, sem colesterol e sem gorduras saturadas. Porém, tal como todos os frutos secos, contém uma quantidade elevada de ácidos graxos essenciais, como o ômega 6, que favorecem a saúde cardiovascular do nosso organismo, melhora os níveis de colesterol bom (HDL), reduz os níveis do colesterol mau (LDL) e de triglicéridos.

Além disso, devido ao seu alto teor de fibras, o leite de amêndoas ajuda ao bom funcionamento do nosso sistema digestório e regula a absorção de glucose no sangue, sendo indicado também para quem sofre de diabetes ou precisa baixar os níveis de glicêmia.

Por fim, as amêndoas são uma boa fonte de proteínas vegetais, de vitaminas do grupo E (antioxidantes), D (melhoram a absorção de cálcio, A (reforçam o sistema imunológico) e B2 (melhoram o aspeto do cabelo, pele e unhas); minerais como o zinco, potássico (importante para o trânsito intestinal), magnésio, ferro e cálcio - as amêndoas contêm mais cálcio que o leite de vaca - 197 mg por litro.

Se você não é alérgico a amêndoas, prepare esta bebida nutritiva e saborosa e melhore sua alimentação e saúde usufruindo de todos estes benefícios!