Limonada alcalina caseira

Limonada alcalina caseira

As bebidas isotônicas, também conhecidas como bebidas esportivas e bebidas eletrolíticas, contribuem para hidratar o corpo de forma rápida e eficaz, potenciando a absorção de água e repondo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

Este tipo de bebidas hidratantes são necessárias para esportistas que realizam atividades com elevado desgaste físico e também para quem está sofrendo de diarreia ou outra doença gastrointestinal. Pensando nisso, aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de limonada alcalina caseira, ou seja, suco de limão com bicarbonato que resulta num tônico saudável, fácil de preparar, livre de aditivos e econômico!

Confira abaixo todos os detalhes de como preparar a limonada alcalina passo a passo em fotos.

2 convidados 10m Café da manhã Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para esportistas, No frio
Ingredientes:
Como fazer Limonada alcalina caseira:
1

Comece por reunir os ingredientes necessários ao preparo da limonada alcalina (para dietas astringentes).

2

Esprema o suco do limão sobre a água mineral, filtrada ou fervida. Neste caso usei limão taiti, mas esta receita de bebida hidratante também funciona com limão siciliano.

Dica: Se você ferver a água conseguirá uma água mais alcalina.

3

Adicione na água os restantes ingredientes: sal, açúcar e bicarbonato. Misture até obter uma espuminha e está pronta! Simples assim. Coloque em garrafas ou potes fechados e reserve na geladeira, pois seu sabor é melhor quando consumida geladinha.

Dica: Esta receita de água alcalina com limão deve ser consumida em 24 horas após o preparo.

4

Leve a limonada com bicarbonato consigo sempre que realizar exercício físico (na academia, caminhadas e outros). Esta é uma receita válida para quem sofre de doença celíaca e também para quem tem intolerância à lactose, além de ser muito econômica.

Gostou da receita? Deixe seu comentário e veja também estas receitas para esportistas:

  • Suco energético natural
  • Vitamina de banana para antes ou depois do treino
  • Barra de proteína com pasta de amendoim

Se você gostou da receita de Limonada alcalina caseira, sugerimos que entre na nossa categoria de Limonada.

Benefícios da limonada alcalina

A limonada alcalina é um tônico para hidratar e repor sais minerais perdidos durante uma atividade física extenuante ou em caso de diarreia ou regurgitação (vômito prolongado). Para além disso, esta bebida possui outra vantagem muito interessante para o nosso organismo: ajuda a nivelar o pH do corpo. Por isso, muitas pessoas consomem 1 a 2 copos de limonada alcalina por dia, sobretudo em jejum, antes do café da manhã - esta prática é popular sobretudo entre quem está cumprindo a dieta alcalina.

O pH do organismo encontra-se entre 0 e 14, sendo que os valores saudáveis de pH no sangue rondam os 7,35 e 7,45. Acima de 7 encontra-se o nível alcalino e abaixo de 7 encontra-se o nível ácido. Quando o corpo se torna demasiado ácido, os tecidos começam se deteriorando e surgem doenças graves como câncer. Por este motivo, muitas pessoas preparam limonada alcalina para câncer hematológico.

Para não interferir demasiado nos níveis de pH do corpo, aconselhamos consumir, no máximo, 3 copos de água alcalinizada de limão por dia, ao longo do dia.