Receita de Lombo ao molho de tamarindo

Receita de Lombo ao molho de tamarindo

O tamarindo é uma frutinha de África e da Índia que, além de apresentar vários benefícios para nossa saúde, pode ser usada para preparar deliciosos molhos para carne. Seu sabor é agridoce, bem característico, e combina maravilhosamente com carnes vermelhas. Confira esta receita de lombo ao molho de tamarindo do TudoReceitas.com e experimente!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo elevado, Na grelha
Ingredientes:
Como fazer Lombo ao molho de tamarindo:
1

O primeiro passo para fazer esta receita de carne com tamarindo é reunir e preparar os ingredientes - corte o lombo em medalhões.

2

Prepare o tamarindo: descasque e retire o máximo de filamentos que conseguir. Coloque a polpa em um recipiente junto com 2 xícaras de água quente, e reserve por 15 minutos, para hidratar. Depois separe a polpa do tamarindo das sementes, esfregando-as em uma paneira.

3

Após o passo anterior, comece preparando o molho da carne: leve ao fogo médio uma panela com o óleo e refogue a cebola cortada em pedaços e temperada com sal, pimenta e pasta de alho.

4

Quando a cebola estiver macia, acrescente o açúcar, misture e deixe caramelizar levemente.

5

O passo seguinte deste molho de tamarindo é acrescentar à panela o caldo de carne caseiro ou industrializado, o gengibre, o vinho, a maisena e a polpa de tamarindo. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, ou até que o líquido reduza a metade.

6

Após o passo anterior, passe o líquido por uma peneira e leve ao fogo médio, na mesma panela. Acrescente a manteiga e deixe reduzir por mais alguns minutos, até que fique espesso ao seu gosto. Se necessário, corrija o sabor com mais sal e pimenta.

7

Enquanto isso, tempere a carne com sal e pimenta e cozinhe em uma frigideira em fogo médio com um pouco de óleo. Cozinhe a carne de um lado e do outro, até ficar ao seu gosto.

Dica: Se gostar da carne bem passada, tampe a frigideira depois de dourar a carne de ambos os lados e deixe ficar por mais alguns minutos.

8

Quando o molho e a carne estiverem prontos ao seu gosto, está na hora de servir! Desfrute desta receita de lombo ao molho de tamarindo acompanhando com por exemplo, arroz branco ou batatas gratinadas. Bom apetite e diga-nos o que achou!

Se você gostou da receita de Lombo ao molho de tamarindo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.