Receita de Lombo bovino assado suculento

Receita de Lombo bovino assado suculento

Esta receita de lombo bovino assado é perfeita para o dia em que recebemos gente para almoçar ou para jantar, vai muito bem no Natal e em outros dias de festa. Além de ser uma receita de carne prática, porque o lombo fica cozinhando no forno, é uma opção que deixa você com mais tempo livre para se dedicar a outros pratos deliciosos.

Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer lombo assado muito suculento e saboroso no forno sem dificuldade. O segredo está na temperatura do forno e no tempo que fica assando, assim como na qualidade da peça de carne e do tempero. Quer descobrir todos os detalhes desta receita de lombo bovino assado suculento? Confira abaixo a lista de ingredientes e passo a passo em fotos.

6 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Lombo bovino assado suculento:
1

Limpe o lombo bovino retirando o excesso de gordura. Depois coloque numa assadeira e tempere com os alhos moídos, a pimenta, o vinagre, os oréganos, a salsinha e o sal. Reserve por, no mínimo, 1 hora ou, de preferência, de um dia para o outro na geladeira.

Dica: Você pode misturar os temperos com um fio de azeite ou óleo, para que fique mais fácil espalhar eles na carne.

2

Depois do tempo indicado regue o lombo com um fio de óleo ou de azeite e cubra com papel alumínio. Leve para assar no forno preaquecido nos 180ºC por 45 minutos, regando-o de vez em quando com os sucos que se formam na assadeira, desse jeito ele ficará mais suculento!

Dica: Regue o lombo com os sucos a cada 15 minutos.

3

Depois de 45 minutos assando retire o lombo do forno e faça um corte nele, para conferir o ponto da carne. Ao contrário do lombo suíno, o lombo bovino pode ser servido no ponto mal passado. Se a carne ainda estiver muito crua no interior, devolva ao forno sem cobrir com o papel alumínio.

Dica: O ponto da carne varia em função do gosto de cada pessoa. No entanto, para garantir uma carne suculenta, aconselhamos servir o lombo ao ponto ou ao ponto para mal passado.

4

Quando o lombo bovino no forno estiver no ponto da sua preferência, retire do forno e deixe repousar por 5 minutos antes de cortar. Depois fatie e sirva, por exemplo, com farofa de repolho com cenoura e batata gratinada com queijo. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando receitas com lombo de porco? Veja estas sugestões:

  • Lombo assado no forno
  • Lombo ao molho madeira
  • Lombo na panela de pressão com vinho

Se você gostou da receita de Lombo bovino assado suculento, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.

Lombo assado no forno - conselhos extra

O lombo assado no forno é um prato perfeito para compartilhar em família. Se você quer fazer o maior sucesso confira como não deixar o lombo ficar seco, entre outras dicas de preparo:

  • Escolha uma carne de boa qualidade e uma peça de lombo bovino mais tenra. Em caso de dúvidas, peça conselhos no açougue;
  • O tempo recomendado para assar lombo bovino é de, aproximadamente, 25 minutos por quilograma. No entanto isso depende do ponto da carne que você prefere, por isso deixe o lombo assar até ficar ao seu gosto;
  • Quando temperar o lombo espalhe bem o tempero em todo nele, esfregando bem o tempero na carne, para que os sabores penetrem melhor;
  • Deixe o lombo nesse tempero, no mínimo, por 1 hora. O ideal é deixar por 24 horas antes de colocar assando;
  • À medida que o lombo assa não se esqueça de regar ele com os sucos que me formam na assadeira, para evitar que fique ressequido;
  • Também é interessante virar a peça de carne 1-2 vezes enquanto está assando no forno, para que doure por igual.