Receita de Lombo suíno assado com batatas

Receita de Lombo suíno assado com batatas

O lombo de porco é uma peça de carne ótima para assar no forno, seja simples ou recheado, aceita vários temperos e rende muito! Se você está procurando como fazer lombo assado confira esta receita de lombo suíno assado com batatas bem prática que compartilho aqui no TudoReceitas!

Na hora de fazer lombo assado suculento vale a pena prestar atenção na temperatura do forno e no tempo que o lombo fica assando. Para evitar que ele fique seco eu asso o lombo embrulhado em papel alumínio durante 40 minutos a 1 hora (dependendo do tamanho), depois retiro o alumínio e devolvo o lombo ao forno para dourar. Nesse momento coloco as batatas também, previamente cozidas em água.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de lombo de porco assado passo a passo em fotos e experimente hoje mesmo sem erro!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Para a marinada do lombo:
  • Para temperar:
Como fazer Lombo suíno assado com batatas:
1

Primeiramente prepare a marinada do lombo batendo todos os ingredientes respetivos no liquidificador: a cebola, os tomates, os alhos, a salsinha ou cheiro verde, o caldo de carne, o shoyu ou molho inglês e o vinho.

Dica: É importante preparar uma marinada para a carne, desse jeito ela ficará mais saborosa e suculenta na hora de assar.

2

Pegue no lombo suíno e faça alguns furos nele comum garfo ou com uma faca. Coloque num bowl, jogue a marinada sobre ele e cubra com plástico filme. Deixe marinando na geladeira por, pelo menos, 3 horas, virando a cada hora.

Dica: É importante cobrir o lombo com plástico filme para evitar que fique ressequido com o frio da geladeira. Outra alternativa é colocar o lombo com a marinada dentro de um saco de plástico e fechar bem.

3

Após o tempo indicado retire o lombo da marinada e coloque numa assadeira. Jogue a marinada por cima dele, tempere com sal e pimenta a gosto e cubra com papel alumínio. Asse no forno preaquecido a 180-200ºC por 1 hora.

4

Enquanto isso lave muito bem as batatas, pois elas serão cozinhadas com a pele. Cozinhe as batatas numa panela com água e um pouco de sal por 15 minutos e retire. Esmague as batatas com um garfo, como se fossem batatas ao murro, e reserve.

5

Após assar o lombo pelo tempo indicado, retire o papel alumínio e arrume as batatas em redor dele. Regue o lombo e as batatas com um fio de azeite e com o caldo na assadeira e devolva ao forno por mais 20 minutos ou até o lombo e as batatas dourarem.

6

Depois do passo anterior retire o lombo e as batatas do forno. Deixe repousar por 5 minutos, fatie o lombo e sirva com as batatas e com farofa de couve. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou desta receita de lombo de porco assado no forno suculento!

Procurando mais receitas de lombo assado? Veja estas sugestões:

  • Lombo assado no forno simples
  • Lombo ao molho madeira
  • Lombo de porco assado com molho agridoce

Se você gostou da receita de Lombo suíno assado com batatas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.