Receita de Macarons

Receita de Macarons
Imagem: elo7.com.br

Popularizados em França mas originários de Itália, os famosos macarons têm aspeto semelhante aos brasileiros bem-casados, porém sua massa é crocante, feita à base de farinha de amêndoa e merengue, e surge nas mais variadas cores. Aprenda a fazer seus próprios macarons em casa com a ajuda do TudoReceitas, confira abaixo o passo a passo!

10 convidados 1h 30m Aniversários Dificuldade muito elevada
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Antes de começar fazendo a receita de macaron coloque as claras de ovo em um recipiente fechado e guarde na geladeira por 2 a 4 dias. Esse passo fará a diferença no resultado final.

Imagem: casadamel.blogspot.com
2

Passe o açúcar refinado e a farinha de amêndoa por uma paneira. Descarte os grãos maiores da farinha de amêndoa ou use em outra receita (por exemplo, bolos e batidos). Misture os dois ingredientes e reserve.

Imagem: cozinhasincera.com
3

Bata agora as claras em neve e adicione gradualmente o açúcar de confeiteiro, até obter um merengue de macaron bem firme. Enquanto bate junte também o corante alimentício até obter a coloração desejada.

Dica: Você saberá que o merengue está no ponto quando virar o recipiente ao contrário e não cair nada.

Imagem: gastronomiacontemporanea.wordpress.com
4

Acrescente ao recipiente do merengue a mistura de açúcar e farinha de amêndoa, peneirando novamente. Descarte os grãos que ficarem na rede da peneira.

Imagem: pururucauai.wordpress.com
5

Agora é hora de envolver todos os ingredientes! No entanto tome atenção à forma correta de mexer a massa de macaron: com uma espátula, delicadamente do centro para as laterais do recipiente, levantando ligeiramente massa ao mesmo tempo que, com a outra mão, gira lentamente a tigela para o sentido oposto.

Imagem: fernandanafranca.blogspot.pt
6

Mexer pouco ou mexer demais a massa do macaron pode arruinar o resultado final. Assim sendo você saberá que a massa está no ponto quando, ao levantar a espátula, a massa cai em blocos de forma fluida.

Imagem: iguaria.com
7

Coloque a massa dos macarons em um saco de confeiteiro, ou semelhante, e pingue bolinhas com cerca de 2 cm de diâmetro, afastadas, em um tabuleiro de forno forrado com papel manteiga ou tapete de silicone.

Imagem: the-baker-chick.com
8

Bata levemente com a forma sobre a bancada para eliminar eventuais bolhinhas de ar que podem ter se formado na massa, e deixe repousar seus macarons por 30 minutos antes de levar ao forno. Você saberá que eles estão no ponto quando, ao tocar neles com a ponta do dedo, a massa não colar.

Imagem: vivianmacaron.com
9

Leve agora os macarons a assar no forno pré-aquecido a entre 130ºC e 150ºC durante 12 minutos. Esse tempo pode variar dependendo do seu forno, por isso monitore o estado dos macarons e retire quando a crosta estiver dura e brilhante, antes de dourar.

Imagem: mrsmultitasker.wordpress.com
10

Quando seus macarons estiverem prontos, retire-os do forno e deixe esfriar para descolar. A consistência ideal deles é crosta crocante e interior úmido, algo entre suspiro e biscoito.

Imagem: oamordoce.blogspot.pt
11

Recheie os macarons com doce de leite, geleia, chantilly, ganache de chocolate, etc, e, se quiser (ou resistir), guarde na geladeira até ao dia seguinte pois ficam melhores. Bom apetite!

Imagem: biablythe.blogspot.pt

Se você gostou da receita de Macarons, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Macarons. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Truques
  • Esta receita rende cerca de 30 macarons.
  • Se não encontrar farinha de amêndoa, triture amêndoas muito finamente e depois peneire até obter uma farinha.
  • Se essa é a primeira vez que você faz macarons, eles poderão não sair bem. No entanto não perca a esperança e tente novamente!
  • As medidas indicadas têm de ser reproduzidas com exatidão, ou a chance dos macarons darem errado será maior.