Receita de Macarrão com shimeji

Receita de Macarrão com shimeji

Procurando receitas de cogumelo diferentes para variar no cardápio? Veja como fazer esta fácil e prática receita de macarrão com shimeji!

O cogumelo shimeji é um dos tipos de cogumelos mais consumidos no Brasil, para além do champignon Paris e do shitake. Seu sabor é suave e é bem fácil de identificar pelo seu aspecto, pois esse é um cogumelo de talo longo e "chapeuzinho" pequeno. Aqui no TudoReceitas trago para vocês esta receita de macarrão com cogumelo shimeji preto/marrom, mas ela pode ser preparada com shimeji branco porque o modo de preparo será igual.

Confira abaixo todas as dicas de preparo e fotos passo a passo e faça logo este prato que fica pronto em apenas 15 minutos!

2 convidados 15m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Macarrão com shimeji:
1

Primeiramente, se o seu cogumelo shimeji tiver sujeira, limpe-o delicadamente com um pano úmido. Corte fora a parte inferior do tufo, como na foto, e separe os "brotos" de shimeji. Reserve.

Dica: Não aconselhamos lavar os cogumelos com água porque esse alimento é um fungo, que irá absorver a água e ficar com consistência borrachuda e sem sabor.

2

Em seguida cozinhe o macarrão em água fervente com um pouco de sal até ficar al dente ou, em caso de dúvidas, pelo tempo indicado na embalagem do macarrão.

Dica: Eu usei macarrão linguine. Dependendo do seu tipo de macarrão, poderá ser necessário deixar ferver por 7 a 12 minutos.

3

Leve ao fogo uma frigideira com a manteiga, o azeite e os alhos descascados e fatiados. Deixe no fogo baixo por 1-2 minutos ou até os alhos começarem a dourar.

Dica: Adicione azeite junto com a manteiga para evitar que ela queime rapidamente.

4

Adicione os ramos de tomilho e os cogumelos shimeji. Misture, de preferência sacudindo a frigideira em vez de mexer com uma colher, e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Dica: Se preferir, poderá substituir o tomilho por alecrim, oréganos, salsinha ou coentro picado.

5

Deixe cozinhar por 2-3 minutos no fogo médio-alto, sacudindo a frigideira ou mexendo várias vezes para evitar que os ingredientes queimem. Ao fim desse tempo, se quiser adicione o macarrão cozido e escorrido na frigideira e misture tudo.

6

Sirva seu macarrão com shimeji em seguida, como acompanhamento de refeição ou como prato principal, polvilhando queijo parmesão (opcional). Experimente e tenho a certeza que você vai gostar desta combinação de sabores e texturas! Bom apetite.

Procurando mais receitas de macarrão simples? Veja como fazer:

  • Macarrão à carbonara simples
  • Macarronada italiana
  • Macarrão com brócolis e bacon

Se você gostou da receita de Macarrão com shimeji, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Macarrão.