Receita de Macarrão com shitake e molho branco

Receita de Macarrão com shitake e molho branco

Se você está procurando por receitas com shitake, não saia do TudoReceitas pois garantimos que vai amar esta sugestão! Aqui ensinamos como fazer shitake com molho branco para servir com macarrão, uma combinação deliciosa que você pode usar também para rechear canelones e lasanha. Neste caso usei shitake fresco, mas você pode usar shitake desidratado - nesse caso confira no final da receita como usar - e também shimeji, com certeza ficará uma delícia! Confira abaixo todos os detalhes desta receita de macarrão com shitake e molho branco e experimente!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Na frigideira
Ingredientes:
Como fazer Macarrão com shitake e molho branco:
1

Coloque no fogo uma panela com água e sal para cozinhar o macarrão. Quando ferver adicione o macarrão e deixe pelo tempo indicado na embalagem. Depois escorra e reserve tampado.

Dica: Eu usei macarrão penne e ele ficou cozendo por cerca de 8 minutos. Lembre que o macarrão deverá ficar bem coberto de água enquanto coze.

2

Leve ao fogo baixo também uma frigideira com metade da manteiga. Quando derreter, coloque a cebola e os alhos e deixe refogar até a cebola ficar transparente.

3

Adicione os cogumelos e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até murcharem. Após, retire para um prato e reserve.

4

Na mesma frigideira coloque a restante manteiga e a farinha de trigo. Misture até virar uma pasta.

Dica: Se você for intolerante ao glúten ou se seguir uma dieta sem glúten, substitua a farinha de trigo por maisena ou farinha de arroz.

5

Acrescente o leite pouco a pouco e fique mexendo para dissolver os grumos de farinha.

Dica: Para que seja mais fácil bata a manteiga, a farinha e o leite no liquidificador, coloque na frigideira e fique mexendo até engrossar.

6

Quando terminar de adicione o leite, volte com os cogumelos na frigideira e tempere a gosto com sal e pimenta. Envolva bem, mexa até engrossar e desligue o fogo.

Dica: Se o molho branco estiver muito espesso, adicione mais um pouco de leite.

7

Distribua o macarrão pelos pratos de servir e coloque sobre ele o molho de shitake. Finalize com queijo parmesão ralado e está pronto! Agora você sabe como fazer shitake com macarrão e molho branco. Diga nos comentários o que você achou e bom apetite!

Procurando mais receitas com shitake? Confira estas sugestões:

  • Cogumelo shitake na manteiga;
  • Molho de shitake e shimeji;
  • Risoto de quinoa com shitake.

Se você gostou da receita de Macarrão com shitake e molho branco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Penne.

O que é shitake?

O shitake é um cogumelo originário da Ásia e uma das variedades de cogumelo mais consumidas no mundo todo. Na China, onde é consumido há mais de 6 mil anos, ele é muito valorado pelas suas propriedades medicinais associadas à longevidade: ajuda a reduzir o colesterol no sangue, a fortalecer o sistema imunológico, a ativar o sistema circulatório, entre outros benefícios.

No mercado você encontra cogumelo shitake fresco ou desidratado. Para cozinhar o shitake desidratado é necessário hidratar primeiro.

Como hidratar shitake

  1. Comece por lavar os shitakes desidratados para eliminar alguns vestígios de terra;
  2. Coloque os shitakes hidratando em água morna por 2 horas ou em água fervente por 30 minutos;
  3. Volte a passar por água, escorra e está pronto a cozinhar do jeito habitual.