Receita de Macarronada italiana

Receita de Macarronada italiana

A macarronada é um prato muito simples e rápido de preparar que geralmente agrada a todos. É ideal para aqueles dias em que você não tem inspiração nem tempo de cozinhar, mas quer comer algo mais caprichado que um sanduíche!

Esta receita que apresentamos aqui é de macarronada italiana, um prato habitual no almoço de domingo das famílias italianas. Na hora de fazer macarronada é tradição começar preparando a massa caseira, no entanto o protagonismo vai para o molho de tomate, que também deve ser feito em casa com os ingredientes certos e a dedicação necessária para ficar bem gostoso. Esta é uma receita de macarronada sem carne moída mas com muito tomate e queijo que vai deixar você igualmente saciado!

E aí, vamos viajar até à Itália preparando esta receita de macarronada italiana? Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Cozido, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Macarronada italiana:
1

Para fazer esta macarronada fácil comece por cozinhar o macarrão em um tacho com água fervente, um pouco de sal e um fio de azeite de oliva.

  • Se você quer preparar uma macarronada italiana original veja como fazer macarrão caseiro fácil.

Dica: O tempo de cozimento do macarrão depende do tipo de macarrão usado. Em caso de dúvidas confira as instruções na embalagem de macarrão.

2

Pique a cebola e os alhos e coloque refogando numa panela no fogo médio com um fio de azeite. Quando a cebola começar a ficar transparente coloque o vinho e deixe ferver por 1-2 minutos, para evaporar o álcool.

Dica: Mexa o refogado de vez em quando para evitar queimar.

3

Adicione os tomates pelados junto com o seu caldo e deixe ferver por 10-15 minutos, para que o sabor deste molho de tomate italiano fique mais apurado. Coloque também o extrato de tomate, que ajuda a intensificar o sabor e a cor, e tempere com pimenta do reino e sal a gosto.

Dica: Se você preferir um molho de tomate lisinho bata os tomates pelados no liquidificador antes de colocar na panela.

4

Prove o molho de tomate da macarronada italiana e, se estiver ácido, coloque uma pitada de açúcar. Junte o manjericão picado, mexa para misturar e deixe ferver por mais 5 minutos.

Dica: Se você quiser pode substituir o manjericão por 1 colher de sopa de orégano.

5

Divida o macarrão por 4 pratos e, sobre ele, coloque uma concha do molho de tomate italiano preparado nos passos anteriores. Cubra generosamente com queijo parmesão ralado e está pronta sua macarronada italiana caseira! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Agora que você sabe como fazer macarronada italiana, confira também estas receitas de macarronada fácil:

  • Macarronada com carne moída
  • Macarronada de frango com molho branco
  • Macarronada de sardinha

Se você gostou da receita de Macarronada italiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Macarrão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Macarronada italiana é vegetariana?

A macarronada italiana pode ser considerada um prato vegetariano para quem segue uma alimentação sem carne nem peixe, mas que consome ovo e derivados de leite (iogurte, queijo, etc). Se você segue uma alimentação vegetariana restrita ou alimentação vegana use macarrão sem ovo e substitua o queijo parmesão por, por exemplo, queijo vegano de batata ou levedura nutricional.