Receita de Maionese de cenoura

Receita de Maionese de cenoura

A receita da maionese de cenoura que compartilhamos aqui no TudoReceitas é vegana, ou seja, é preparada sem ovo e sem leite. Deste modo o resultado é uma maionese caseira saudável, com gostinho adocicado e perfeita para todo o mundo poder usufruir das propriedades da cenoura de um jeito cremoso e com um leve toque de limão!

Esta receita de maionese de cenoura pode ser usada para cozinhar pratos saborosos ou para acompanhar preparações feitas com proteína vegetal, vegetais, legumes etc. Podemos até usá-la para preparar tacos vegetarianos ou veganos! Seja qual for a sua preferência, tome nota dos ingredientes, siga o passo a passo abaixo e aprenda como fazer maionese de cenoura aqui no TudoReceitas!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Maionese de cenoura:
1

Descasque as cenouras, corte-as em rodelas e leve para cozinhar numa panela com água filtrada. Deixe ferver até as cenouras ficarem bem macias, desfazendo. Nesse momento desligue o fogo, escorra e espere as cenouras esfriarem completamente.

Dica: se preferir poderá cozinhar as cenouras no vapor.

2

Assim que esfriarem, bata as cenouras no liquidificador junto com o alho descascado, o suco de meio limão e sal a gosto. Enquanto bate, acrescente o azeite ou o óleo em fio, bem devagar, até a mistura no liquidificador adquirir consistência de maionese.

Dica: cerca de 3-4 colheres de sopa de óleo ou azeite serão suficientes, porém poderá ser necessário um pouco mais até dar o ponto.

3

Pare de bater quando observar que a mistura virou uma maionese de cenoura consistente. Transfira para uma tigela ou pote tampado e reserve na geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de servir. Diga nos comentários o que você achou desta sugestão de maionese caseira sem ovo e bom apetite!

Dica: poderá armazenar esta maionese na geladeira por, no máximo, 3 dias após o seu preparo.

Se você gostou da receita de Maionese de cenoura, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Maionese.

Como servir maionese de cenoura?

A maionese de cenoura que mostramos acima como preparar é uma receita muito democrática que você poderá usar para servir com uma grande infinidade de pratos, no lugar da maionese comum.

Experimente preparar, por exemplo, um hambúrguer de lentilhas e cogumelos e servir com a maionese de cenoura. Também poderá preparar um macarrão ao estilo mac and cheese americano usando a maionese de cenoura no lugar do molho de queijos. Esta maionese vegana também poderá ser servida com tacos vegetarianos, sanduíches e outras opções prontas.

Experimente estas e outras sugestões e diga nos comentários como você serviu sua maionese de cenoura!