Receita de Manteiga caseira com nata

Receita de Manteiga caseira com nata

Você sabia que é possível fazer manteiga caseira facilmente? Isso mesmo! Não demora nem 15 minutos e você só precisa de um ingrediente: nata ou creme de leite com teor de gordura de 35% - o sal e as ervas aromáticas são ingredientes opcionais. Confira aqui no TudoReceitas como fazer manteiga com nata, perfeita para quando faltar manteiga em casa! Acompanhe todos os detalhes abaixo desta receita de manteiga caseira com nata.

10 convidados 15m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No frio
Ingredientes:
Como fazer Manteiga caseira com nata:
1

Coloque a nata ou o creme de leite no bowl da batedeira, no liquidificador ou num copo alto, caso prefira usar o mixer de mão. Comece batendo em velocidade baixa.

Dica: A nata ou o creme de leite deverão estar bem frios antes de bater. Não use nata light porque o resultado não será o mesmo.

2

Ao fim de 5 minutos batendo você observará que a nata ou o creme de leite fica mais consistente. Nesse momento suba a velocidade para o máximo e continue batendo.

3

Continue batendo a nata até observar que a consistência começa a mudar: ela começará a desandar, separando a parte sólida da líquida. Baixe a velocidade e continue batendo por mais 4-10 minutos, até separar completamente a parte líquida da manteiga de nata. Se você quiser, adicione sal e ervas aromáticas neste momento.

Dica: A parte sólida da nata terá um tom amarelo e a parte líquida é semelhante ao soro de leite.

4

Para separar o soro de leite da manteiga de nata existem várias opções:

  • Escorrer o líquido e deixar apenas a manteiga no bowl ou no liquidificador, adicionar um pouco de água gelada, bater mais um pouco e escorrer o líquido novamente. Repetir até a água sair transparente;
  • Colocar a parte sólida num pano de algodão, apertar e espremer até retirar todo o líquido;
  • Modelar a parte sólida em forma de bola, colocar num recipiente com água e gelo e pressionar com as mãos, para soltar o máximo de soro possível. Repetir o procedimento trocando a água da tigela até que fique transparente.
5

Depois de separar todo o soro da manteiga caseira com nata, seque a bola de manteiga com papel absorvente e reserve na geladeira dentro de um recipiente fechado ou embrulhada em plástico filme. Está pronta para consumir!

Não hesite em fazer manteiga de nata e dizer nos comentários o que você achou. Use a manteiga para preparar estas deliciosas receitas:

  • Picanha suína na manteiga;
  • Batata salteada na manteiga;
  • Biscoito de manteiga caseiro.

Dica: Com 900 gramas de nata você obterá 300 a 350 gramas de manteiga caseira. Reserve na geladeira durante 3 a 4 semanas.

Se você gostou da receita de Manteiga caseira com nata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Manteiga.