Receita de Manteiga clarificada ghee

Receita de Manteiga clarificada ghee

O ghee é o novo queridinho da alimentação saudável e sem lactose! Você sabe o que significa manteiga ghee e como é feito o ghee? Aqui no TudoReceitas mostramos tudo para você, continue lendo!

Também conhecido como manteiga clarificada, o ghee é uma manteiga sem lactose obtida através de um processo em que a água do leite evapora e os sólidos se separam da gordura. Parece complicado? Nada disso! Nesta receita mostramos para você como fazer manteiga clarificada caseira para usar num grande variedade de receitas. Basta derreter a manteiga no fogo e ficar retirando a espuma que se forma. O processo é bem simples e resulta numa manteiga muito saborosa que não precisa ficar na geladeira.

E aí, ficou com vontade de saber mais sobre esta receita de manteiga clarificada ghee? Confira abaixo o passo a passo em fotos!

1 convidado 15m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receitas da Índia
Ingredientes:
Como fazer Manteiga clarificada ghee:
1

Comece por reunir os ingredientes necessários ao preparo. Lembre-se que deve usar manteiga e não margarina, pois são produtos diferentes.

2

Leve uma frigideira ou panela ao fogo médio-baixo com a manteiga picada e deixe a manteiga derreter. À medida que a manteiga derrete observamos que se vai formando uma espuma à superfície. Esses são os sólidos que precisamos retirar para obter manteiga clarificada.

3

Enquanto a manteiga está no fogo, pouco a pouco retire a espuma que se forma à superfície usando uma colher ou escumadeira. Esse processo deverá demorar cerca de 10 minutos.

4

É necessário retirar toda a espuma para obter manteiga clarificada. Ao longo do processo a manteiga irá ferver, isso é necessário para evaporar a água contida na sua composição. Porém, se a manteiga estiver fervendo bastante, baixe o fogo. Coloque uma pitada de sal, se quiser.

5

Depois de tirar toda a espuma e observar que se formaram uns cristais dourados no fundo da panela desligue o fogo e deixe esfriar. À medida que esfria a manteiga clarificada pode tomar uma cor amarela intensa ou ficar ligeiramente marrom, isso é normal.

6

Reserve a manteiga clarificada num pote de vidro esterilizado e tampe. O ghee vai solidificar ligeiramente se a temperatura ambiente for fria.

7

Agora que você sabe como fazer manteiga ghee caseira, use-a em várias receitas, do mesmo jeito que usaria manteiga comum. Confira no final desta receita mais detalhes sobre o que é ghee e como usar ghee e veja também estas receitas sem lactose:

  • Waffle sem glúten, sem leite e sem açúcar
  • Bolo de maçã sem açúcar e sem lactose
  • Pão de queijo sem lactose

Dica: Reserve o ghee num armário, não precisa colocar na geladeira porque sua durabilidade é bem grande (pode durar até 2 anos).

Se você gostou da receita de Manteiga clarificada ghee, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Manteiga. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas indianas.

O que é ghee na culinária?

Também conhecido como manteiga clarificada, o ghee é muito importante na Índia e na medicina Ayurvédica, estando associado à saúde plena, vitalidade, prosperidade, nutrição e cura. Na culinária o ghee é ainda mais versátil que a manteiga, a margarina e os óleos, porque é mais durável e aguenta melhor as temperaturas altas.

Além da culinária indiana, o ghee também é muito usado na gastronomia francesa para saltear, refogar ou fritar alimentos, pois reage melhor a temperaturas altas quando comparado com a manteiga comum. Ele é usado para preparar, por exemplo, molho béarnaise.

Veja para que serve o ghee:

  • Use no lugar de óleos refinados ou manteiga em qualquer receita, mantendo a mesma proporção;
  • Use para grelhar suas carnes;
  • Sirva com cuscuz nordestino, como se fosse manteiga;
  • Espalhe nas suas torradas;
  • Use para preparar pipoca de manteiga;
  • Refogue suas verduras e legumes;
  • Espalhe na carne assada, para conferir mais cor e sabor;
  • Use no preparo de truta na manteiga;
  • Etc.

Compartilhe nos comentários outras ideias de como usar manteiga ghee na cozinha!