Receita de Massa brisée para empada

Receita de Massa brisée para empada

A massa brisée é uma massa de origem francesa que não contém açúcar, mas pode ser utilizada tanto para recheios salgados, quanto doces. Conhecida aqui como massa podre, a patê brisée possui uma textura cremosa e quebradiça, tendo como uma das características principais a sua crocância após assar.

Os ingredientes básicos dessa massa são a farinha de trigo, a manteiga gelada, o ovo e a água gelada. A proporção de gordura costuma ser de metade da quantidade da farinha de trigo e essa massa pode usada para quiches, tortas, empadões, entre outras delícias...

Ficou com vontade de saber como preparar essa massa tão versátil? Aqui no TudoReceitas vamos te ensinar como fazer massa brisée para empada! O resultado ficará maravilhoso, proporcionando uma massa fácil de ser trabalhada que irá deixar sua empada desmanchando na boca! Acompanhe abaixo todos os detalhes de preparo e fotos passo a passo desta receita de massa de empada incrível!

1 convidado 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem açúcar, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Massa brisée para empada:
1

Separe todos os ingredientes para o preparo da sua massa brisée caseira. É muito importante que a manteiga esteja gelada e a água também.

2

Adicione a pitada de sal à farinha de trigo num bowl, misturando bem.

Dica: use farinha de trigo sem fermento, pois esta massa não precisa crescer.

3

Junte a manteiga gelada e cortada em cubinhos.

Dica: aconselhamos usar manteiga mesmo, não margarina, pois a margarina contém uma elevada porcentagem de água que vai deixar sua massa de empada mole invés de crocante.

4

Misture a manteiga à farinha de trigo com as pontas dos dedos, já que as palmas das mãos têm uma temperatura maior, que poderia comprometer a temperatura e a consistência da manteiga.

Dica: essa técnica irá proporcionar uma massa bem crocante, que lembrará um pouco a textura de massa folhada, se desmanchando na boca.

5

A textura da massa brisée lembrará uma farofa úmida, como mostra a foto abaixo.

Dica: não se preocupe se tiver grumos de manteiga, pois essa é uma das características da massa que tem um sabor bem amanteigado.

6

Adicione o ovo ligeiramente batido com um garfo e, em seguida, acrescente um pouco da água gelada, somente a quantidade necessária para a massa soltar das mãos.

Dica: a água deverá ser acrescentada no final apenas para dar a liga na massa.

7

Misture tudo rapidamente até a massa desgrudar das mãos, mantendo uma textura um pouco quebradiça.

Dica: esta não é uma massa que deve ser manuseada demais, pois isso poderá comprometer o resultado final.

8

Embrulhe esta massa de empadinha simples num plástico filme e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de usá-la para preparar as empadas.

Dica: você poderá deixar essa massa envolvida no plástico por até 2 dias na geladeira.

9

Depois desse tempo sua massa podre de empada ao estilo francês está pronta para você preparar deliciosas empadas assadas no forno ou outros pratos, tanto salgados, quanto doces!

Dica: para abrir a massa sugerimos que coloque-a entre dois sacos plásticos, pois ela tende a grudar o rolo.

10

Pode usar esta massa brisée para quiche ou confira, por exemplo, nossa receita de empada de frango com massa brisée, que fica uma delícia para servir em um lanche!

11

Esperamos que tenha gostado da receita da patê brisée para empadas e tortas e aproveite para preparar muitas delícias com essa massa super versátil. Bom apetite!

Procurando receitas de empadas e empadão? Veja como fazer:

  • Empada de palmito simples
  • Empada low carb com farinha de amêndoa
  • Empadão de frango com massa podre

Se você gostou da receita de Massa brisée para empada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Massas frescas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.