Receita de Massa de empadão leve

Receita de Massa de empadão leve

Preparar um empadão é uma ótima alternativa às receitas de tortas salgadas de todo o dia. A diferença é que o empadão é preparado com massa podre ou outra receita de massa de empadão semelhante que não cresce no forno nem fica fofinha.

Aqui no TudoReceitas eu compartilho com você esta receita de massa de empadão leve e fácil, com somente 4 ingredientes e muito rápida de preparar no processador ou na mão. Você pode usar ela para fazer empadão de frango, empadão de bacalhau ou até empadão de legumes porque dá muito certo. No preparo não vai creme de leite nem ovo: somente farinha, manteiga, água e sal. Por isso ela é uma massa de empadão que esfarela um pouco antes de assar e recebe o nome de 'massa podre'.

Vamos conferir o passo a passo em fotos desta receita de massa de empadão podre? Veja abaixo todos os detalhes e prepare aí mesmo na sua casa!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Massa de empadão leve:
1

Num processador ou numa tigela coloque a farinha, o sal e a manteiga gelada picada em cubos. Misture estes dois ingredientes do empadão de massa podre, até obter uma consistência tipo areia.

Dica: Use manteiga, não margarina. Ela faz toda a diferença para conseguir uma massa de empadão consistente e saborosa.

2

Coloque a água gelada uma colher de cada vez e continue misturando até unir todos os pedacinhos de massa num só. Se a massa continue esfarelando, coloque mais um pouco de água; se a massa ficar grudando, adicione um pouco mais de farinha.

3

A consistência da massa é firme, porém esfarelando quando você separa um pedaço. Amasse um pouco, para misturar bem os ingredientes, e embrulhe num papel filme. Reserve na geladeira por 20-30 minutos.

4

Depois do tempo indicado separe a massa em duas metades, uma maior que outra, e abracom a ajuda de um rolo. Use a massa maior para forrar o fundo e laterais da assadeira em que vai preparar o empadão. Leve ao forno nos 200ºC, ainda sem o recheio, por 10 minutos - este passo é importante para pré-assar a massa.

Dica: A quantidade de massa rende o suficiente para forrar uma assadeira comum e cobrir o recheio também.

5

Retire a massa do forno e coloque nela o recheio pretendido - eu preparei uma receita de empadão de peixe. Cubra o recheio com a outra metade da massa e pressione bem as beiradas com um garfo, para fechar. Se quiser pincele a massa com ovo batido e polvilhe sementes (eu usei gergelim preto).

Dica: Faça um furo no centro da massa, para permitir que o recheio liberte vapor enquanto assa.

6

Devolva ao forno nos 200ºC por 20-30 minutos ou até a crosta da massa podre de empadão ficar douradinha e crocante. Está pronta a servir! Delicie todos com esta receita de massa de empadão fácil e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando receitas de empadão para usar esta massa coringa? Veja estas sugestões:

  • Empadão de frango de liquidificador
  • Empadão de palmito
  • Empadão de bacalhau simples

Se você gostou da receita de Massa de empadão leve, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Massas frescas.