Receita de Massa de pastel com cerveja

Receita de Massa de pastel com cerveja

Os pastéis com cerveja na massa são típicos do México e geralmente são recheados com geleias de frutas, como morango, abacaxi, damasco ou mesmo doce de abóbora. O uso da cerveja no preparo da massa de pastel distingue esta receita das demais receitas de pastel porque a bebida acrescenta um sabor único e inconfundível na massa. Pode usar-se qualquer cerveja, embora seja recomendável usar a cerveja escura ou preta, pois esta agrega mais sabor.

Esta receita de massa de pastel com cerveja é excelente para você variar nas receitas de pastel sobretudo durante as festas juninas, surpreendendo sua família e amigos com uma massa de pastel assada diferente, mas muito saborosa! Para além da época junina, estes pastéis com cerveja são perfeitos para servir no café da manhã ou no lanche em qualquer outra ocasião ao longo do ano. Se você quer saber como fazer massa de pastel com cerveja, continue aqui no TudoReceitas e confira o passo a passo em fotos!

15 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas mexicanas
Ingredientes:
Como fazer Massa de pastel com cerveja:
1

Prepare esta receita de massa de pastel começando por bater a margarina com a manteiga, de preferência com a batedeira, até obter uma textura suave e cremosa.

Dica: use a margarina e a manteiga em temperatura ambiente.

2

Adicione o açúcar, o fermento químico e os ovos, um de cada vez, batendo até incorporar tudo.

3

Adicione a farinha pouco a pouco e continue batendo. O resultado será uma massa de pastel com textura de farofa, sem muita liga.

Dica: peneire a farinha antes de adicionar na tigela, para evitar os grumos e conseguir uma massa de pastel mais leve. Se preferir, poderá usar farinha de trigo integral.

4

Em seguida adicione a cerveja pouco a pouco, continuando batendo na velocidade baixa, até obter uma massa consistente, fácil de modelável e não grudenta.

Dica: não é necessário adicionar toda a cerveja, isso vai depender da capacidade de absorção de líquidos da farinha. Confira a consistência da massa à medida que adiciona a cerveja.

5

Deixe a massa de pastel de cerveja descansar por 15-20 minutos em temperatura ambiente. Enquanto isso, pré-aqueça o forno nos 180ºC (forno médio).

6

Após o tempo de descanso, polvilhe farinha numa superfície de trabalho. Coloque a massa sobre essa superfície e abra a massa com um rolo, de modo a conseguir uma espessura de cerca de 3-4 mm. Em seguida, usando um cortador redondo ou um acessório semelhante, corte a massa de pastel.

Dica: o tamanho dos discos de massa de pastel podem variar, por isso corte-os no tamanho da sua preferência.

7

Coloque uma porção de geleia de fruta ou de goiabada nos discos de massa e feche dobrando-os ao meio. Pressione as beiradas com um garfo, para evitar que a massa abra no forno. Coloque os pastéis numa bandeja ou assadeira sem untar e leve para assar por 20-25 minutos nos 180ºC.

Dica: unte levemente as beiradas dos discos de massa com um pouco de água antes de fechar, isso ajuda a que a massa se mantenha bem fechada mesmo após assar.

8

Após assar seus pastéis de cerveja mexicanos, passe-os por uma mistura de açúcar cristal e canela moída enquanto ainda estão quentes. Se preferir, poderá polvilhar os pastéis com açúcar de confeiteiro.

Dica: a quantidade de açúcar cristal e canela moída são a gosto, no entanto, o açúcar deverá ser em maior quantidade que a canela.

9

Está pronto seu delicioso pastel junino! Prepare esta massa de pastel de forno com cerveja, recheie a seu gosto e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de massa de pastel? Veja como fazer:

  • Massa de pastel com pinga
  • Pastel assado com creme de leite
  • Pastel de forno com guaraná

Se você gostou da receita de Massa de pastel com cerveja, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.