Receita de Massa de pizza com fermento biológico

Receita de Massa de pizza com fermento biológico

Nesta ocasião compartilho com vocês como fazer massa de pizza com um pré-fermento chamado poolish, elaborado em duas etapas e muito utilizado em padarias e pizzarias italianas para a fermentação natural da massa. 'Poolish' é um termo polonês, ainda que este tipo de preparo tenha sido inicialmente preparado em França, por volta do ano 1840. A vantagem de fazer massa com poolish é que ela fica mais saudável e saborosa, válido também para o preparo de pizza caseira!

Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes do preparo de poolish para fazer massa de pizza. Neste caso será uma massa de pizza com fermento biológico seco, pois esse fermento é necessário para acelerar o preparo do poolish. Este pré-fermento da massa de pizza precisa crescer por 1 dia e garanto para você que o resultado final é bem gostoso!

2 convidados 24h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Para o poolish:
  • Para a massa de pizza:
Como fazer Massa de pizza com fermento biológico:
1

Para fazer a massa poolish, ou seja, o pré-fermento para massa de pizza, comece por dissolver os 5 gramas de fermento na água em temperatura ambiente.

Dica: Se você estiver preparando esta receita no inverno ou em um ambiente frio, prefira usar água morna. Ela ajudará a massa a fermentar mais facilmente.

2

Adicione a farinha e misture. Reserve esta mistura em um pote de vidro, tampado com papel toalha ou pano prato, na bancada da cozinha ou em um local calmo por 10 horas, no mínimo.

Dica: A consistência desta mistura deve ser semelhante a um mingau.

3

Após esse tempo, transfira a mistura do pré-fermento para um bowl e adicione os 150 gramas de farinha e o sal. Misture com uma espátula ou com as mãos. Dissolva os 2 gramas de fermento em uma parte da água, adicione na mistura e volte a mexer bem.

Dica: Não adicione toda a água de uma só vez, pois a quantidade de água depende da capacidade de absorção da massa.

4

Misture e amasse a massa, adicionando mais um pouco de água se estiver seca e quebrando. Amasse por cerca de 4 minutos ou até obter uma massa que desgruda do bowl. Por fim modele em forma de bola, cubra com um pano prato e deixe repousar por 20-30 minutos.

5

Após o tempo indicado, amasse a massa de pizza por 4 minutos. Separe em duas metades iguais (a massa rende duas pizzas individuais) e abra numa bancada enfarinhada, conferindo-lhe o formato de disco ou quadrado. Transfira para um tabuleiro de forno forrado com papel manteiga e deixe repousar por 15 minutos. Nesse tempo, pré-aqueça o forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo.

Dica: Aconselho abrir a massa com a ponta dos dedos e não com o rolo, desse jeito ela manterá o ar no interior e o resultado será uma massa de pizza rústica.

6

Sua massa de pizza com fermento biológico está pronta para rechear! Espalhe molho de tomate e disponha os ingredientes que mais gostar - neste caso usei orégano, champignon, cebola e queijo brie.

7

Coloque sua pizza caseira assando no forno por 25 minutos, de preferência na parte mais baixa do forno. Quando estiver quase pronta, suba a pizza um pouco mais acima no forno e deixe dourar. Esta massa de pizza com fermento de pão fica muito crocante e deliciosa, com certeza você vai gostar! Faça e diga nos comentários o que achou.

Procurando mais receitas de pizza caseira? Veja estas sugestões:

  • Massa de pizza com fermento Royal no liquidificador
  • Massa de pizza fina italiana
  • Massa de pizza crocante

Se você gostou da receita de Massa de pizza com fermento biológico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pizza. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.