Receita de Massa de pizza de longa fermentação

Receita de Massa de pizza de longa fermentação

Fazer pizza em casa é muito mais fácil do que parece. Além disso, é super barato e muito mais saudável. Essa massa de pizza leva pouquíssimos ingredientes e aqui ela ainda ganha a vantagem da longa fermentação, que melhora a disgestibilidade e deixa a massa ainda mais leve. E o melhor: depois de sovar a massa, tudo o que você precisa fazer é esperar para depois depois montar a pizza como quiser. Essa receita é perfeita para se preparar para receber os amigos - você faz a massa no dia anterior, leva para a geladeira e só monta a pizza na hora de levar para o forno.

Para aprender a fazer essa massa de pizza de longa fermentação, siga o passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas.

4 pessoas 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Massa de pizza de longa fermentação:
1

Separe os ingredientes para fazer a massa de pizza de longa fermentação. Para sovar na mão, como fiz aqui, é melhor usar água morna, que ativa o fermento mais rapidamente. Caso prefira sovar a massa na batedeira, pode usar água fria ou em temperatura ambiente. O próprio movimento da batedeira esquenta a massa.

Essa massa de pizza pode ser usada para fermentação mais curta - a única diferença é a quantidade de fermento. Na longa fermentação, usamos uma quantidade um pouco menor de fermento. Para fazer essa massa em um tempo de fermentação padrão (de 1-2 horas), use 5-6 gramas de fermento biológico seco. Se estiver usando o fermento biológico fresco, use a seguinte proporção para calcular a quantidade: 5 gramas de fermento biológico seco equivalem a 15 gramas de fermento biológico fresco.

2

Em uma tigela, misture o fermento e a água morna. Mexa bem para dissolver todo o fermento. Espere cerca de 5 minutos. Você deve observar a formação de pequenas bolhas, que indicam que o fermento está ativo. Caso não observe nenhuma bolha, é melhor descartar esse fermento e começar novamente, já que isso pode indicar que o fermento perdeu a atividade e isso comprometerá a fermentação da massa.

3

Em outra tigela grande, misture a farinha com o sal. Abra um buraco no meio e adicione o azeite e a mistura de fermento com água.

4

Vá mexendo, inicialmente com uma colher para começar a incorporar. Depois, comece a misturar com as mãos até ter incorporado toda a farinha das laterais da tigela. Caso a massa esteja muito seca ou tenha sobrado muita farinha, adicione um pouquinho de água bem aos poucos.

5

Quando tiver formado uma massa, transfira a massa para a bancada enfarinhada e comece a sovar, usando a base da palma da mão. Se a massa estiver grudando muito, vá polvilhando um pouco mais de farinha bem aos poucos.

6

Sove até que a massa esteja bem homogênea e elástica.

7

Nesse ponto, forme uma bola com a massa e leve de volta para a tigela (pode untar a tigela com um pouco de azeite para não grudar). Cubra bem com um plástico filme para evitar que a massa resseque. Na longa fermentação, a massa fermenta na geladeira e não em temperatura ambiente. A baixa temperatura faz com que a fermentação seja mais lenta. A massa deve ficar na geladeira por pelo menos 8 horas e você pode deixar por até 48 horas.

8

Depois do tempo de fermentação, a massa deve ter pelo menos dobrado de tamanho e estar com bolhas.

9

Pra retirar a massa da tigela, polvilhe farinha e vá desgrudando das laterais.

10

Para a massa ficar crocante, eu gosto de assá-la em uma assadeira própria para pizza, mas você pode usar uma assadeira comum. Você bem precisa de rolo para abrir essa massa! Coloque a massa no centro da assadeira e vá abrindo com as mãos - a massa é bem elástica, então é fácil de ir abrindo com as mãos. Assim você pode controlar a espessura que quer abrir e consegue deixar uma bordinha em volta para delimitar a pizza.

11

Recheie a pizza como quiser. Aqui fiz uma pizza margherita com molho de tomate, queijo ralado, rodelas de tomate e orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 220oC por uns 15 minutos ou até ver que o queijo derreteu e a massa está douradinha e crocante.

12

Sua pizza de longa fermentação está pronta!

Se você gostou da receita de Massa de pizza de longa fermentação, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de pizza.

Outras receitas de massa de pizza

Se você quer aprender outras massas de pizza diferentes, veja também as seguintes receitas:

  • Massa de pizza integral
  • Massa de pizza de tapioca
  • Massa de pizza de pizzaria

Valor nutricional

(por pessoa)

  • Calorias: 27 kcal
  • Proteínas: 7,5 g
  • Gorduras: 3,8 g
  • Carboidratos: 52,5 g
  • Fibra: 2,3 g