Receita de Matambre recheado

Receita de Matambre recheado

O matambre é uma peça de carne bovina que fica entre a costela e o couro do animal, também conhecida por ponta de agulha e costilhar. A origem do nome está nos colonizadores espanhóis, que lhe chamavam "mata hambre", ou seja, "mata a fome". No TudoReceitas.com ensinamos você a preparar um saboroso matambre recheado do jeito tradicional. Confira abaixo os ingredientes e passo a passo!

6 convidados 4h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para o recheio:
Como fazer Matambre recheado:
1

O primeiro passo desta receita de matambre é preparar a carne: abra de forma obter um retângulo e retire o excesso de gordura.

Imagem: asadosdeunargentino.com
2

Bata a polpa do abacaxi até obter 1 xícara de suco. Coloque esse suco, o vinho, os dentes de alho esmagados e o chumichurri num recipiente grande e adicione a carne. Deixe marinando nessa mistura por 6 horas ou, de preferência, de um dia para o outro, virando de vez em quando.

Imagem: voltaaomundorestaurante.blogspot.pt
3

Após o tempo indicado, prepare o recheio do matambre: leve ao fogo os ingredientes respetivos, mexa e cozinhe até ficarem um pouco dourados. Recheie o matambre com estes ingredientes, enrole e amarre com fio barbante.

Dica: Adicione óleo ou azeite somente se o bacon tiver pouca gordura, pois o ideal é cozinhar estes ingredientes na gordura dele.

Imagem: detudoumpoucocomacelina.blogspot.pt
4

Tempere o matambre com sal e, numa panela em fogo médio com o azeite, doure de todos os lados. Retire, coloque numa assadeira, e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 1h, virando de vez em quando.

Dica: Alternativamente pode cozinhar na panela de pressão.

Imagem: receitasgourmet.com
5

Sirva o matambre recheado quente ou frio, fica uma delícia de ambas as formas, e acompanhe com, por exemplo, purê de batata gratinado com queijo e bacon.

Imagem: assadorgaucho.blogspot.com

Se você gostou da receita de Matambre recheado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.